Um exame realizado pelo governo brasileiro confirmou o primeiro caso confirmado de coronavírus na América Latina, segundo uma fonte ouvida pela agência Reuters nesta quarta-feira. Trata-se do paciente de 61 anos que retornou de viagem à Itália, onde já foram registradas 12 infecções pelo Covid-19.
O Ministério da Saúde não quis comentar os resultados do exame antes da coletiva de imprensa programada para as 11h no horário de Brasília. A fonte falou sob condição de anonimato.
Na última terça-feira, o ministério comunicou que estava investigando um caso suspeito de um homem de 61 anos que viajou à região da Lombardia, no Norte da Itália, entre 9 e 21 de fevereiro. O Hospital Albert Einstein declarou que o primeiro teste havia dado positivo, mas era necessário uma contraprova, conforme já indicavam o protocolo anunciado pelo governo brasileiro.
Na terça-feira, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou nota informando que, em virtude do resultado preliminar positivo de contaminação pelo coronavírus (Covid-19), solicitou à companhia aérea que trouxe o brasileiro da Itália a lista completa de passageiros e tripulantes.
Segundo comunicado da Anvisa, a lista de nomes será repassada para Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) "para investigação de outros passageiros do voo que tiveram contato com o caso suspeito".
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!