Nesta segunda-feira (1º), a Caixa começa a pagar o saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os trabalhadores nascidos em maio e junho, que fizeram a opção pela modalidade e se cadastraram para receber o valor. De acordo com o banco, neste mês serão beneficiados 908.600 cidadãos, com a liberação de R$ 1,2 bilhão.
Ao aderir esta opção, o trabalhador pode retirar uma parte do saldo de FGTS uma vez por ano, somada a uma parcela adicional que varia de acordo com o montante acumulado. Quem tem mais de uma conta pode, inclusive, sacar parte dos recursos de todas elas.
Segundo o site Extra, o trabalhador no entanto, perde o direito de resgatar o montante total da conta vinculada de FGTS, se for demitido pelo empregador sem justa causa. Ele recebe apenas a multa rescisória de 40% paga pelo patrão.
Ao optar pelo saque-aniversário, o trabalhador deve escolher a data em que deseja que o valor esteja disponível: 1º ou 10º dia do mês de aniversário. Conforme a Caixa, quem escolher o 10º dia retirará o dinheiro com juros e atualização monetária sobre o mês do saque.
No site ou no aplicativo, é possível consultar o saldo disponível no fundo, fazer a simulação de quanto receber anualmente e ainda comunicar seu termo de adesão à modalidade.
O trabalhador que já fez aniversário em maio deste ano e perdeu o prazo de adesão ao saque-aniversário,poderá optar pela nova modalidade de resgate anual do FGTS, mas só terá direito à retirada a partir de 2021.
Confira o calendário:
Nascidos em janeiro e fevereiro: recebem de abril a junho de 2020
Nascidos em março e abril: recebem de maio a julho de 2020
Nascidos em maio e junho: recebem de junho a agosto de 2020
Nascidos em julho: recebem de julho a setembro de 2020
Nascidos em agosto: recebem de agosto a outubro de 2020
Nascidos em setembro: recebem de setembro a novembro de 202
Nascidos em outubro: recebem de outubro a dezembro de 2020
Nascidos em novembro: recebem de novembro de 2020 a janeiro de 2021
Nascidos em dezembro: recebem de dezembro de 2020 a fevereiro de 2021
Veja também:
Leia também:
Redação iBahia
Redação iBahia
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!