icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
BRASIL

Transexual faz greve de fome por estar detida com homens

Adriana iniciou greve de fome para tentar acelerar sua transferência após perder o emprego e o direito de permanecer no país

foto autor

Redação iBahia

19/03/2017 às 10:50 • Atualizada em 31/08/2022 às 23:27 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Uma transexual brasileira, identificada apenas como Adriana, de 34 anos, que está detida no Centro de Identificação e Expulsão (CIE) em Brindisi, na Itália, iniciou uma greve de fome há oito dias para denunciar as condições de sua detenção. Adriana, que mora no país europeu há 17 anos, perdeu o emprego há três anos e também o direito de permanecer na Itália.

Mantida no local destinado a estrangeiros em situação irregular, ela está fazendo greve de fome por ter sido colocada na ala masculina do CIE. O objetivo dela, ao recusar todas as refeições oferecidas pelas autoridades italianas, é forçar uma transferência para um local destinado a abrigar mulheres na mesma realidade.

A situação da brasileira foi denunciada ao Movimento de Identidade Transexual (MIT) e pelo grupo político Esquerda Italiana. A advogada Cathy La Torre, do MIT, disse que vai cobrar providências do governo italiano. Segundo ela, Adriana está correndo risco de violência dentro do centro.

“Ela foi levada para o CIE de Brindisi no dia 21 de fevereiro e está no meio de centenas de homens, correndo cada a segundo risco evidente de violência. Ela vive em Puglia e foi levada de um hotel onde estava com o namorado. Adriana vem de uma área perigosa do Brasil, onde a cada ano são mortos 200 transexuais. Queremos levar o assunto ao ministro do Interior para garantir o respeito aos seus direitos. Adriana passa 23 horas por dia na prisão tentando se proteger “, disse Cathy La Torre, em entrevista a jornais italianos.

A advogada enviou uma carta ao prefeito de Brindisi sobre a situação da brasileira e ele informou que já pediu pela transferência dela.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

Redação iBahia

AUTOR

Redação iBahia

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Brasil