icone de busca
iBahia Portal de notícias
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
CINEMA

Site revela que a computação gráfica está matando o cinema

Filmes como 'Vingadores' e 'Mad Max' foram alvo de criticas pelo uso de efeitos especiais

foto autor

08/07/2015 às 9:41 • Atualizada em 01/09/2022 às 23:54 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News
Hoje em dia o cinema apresenta cenários, personagens e cenas que eram impensáveis há alguns anos atrás. Quem acompanha os filmes mais de 20 anos, passou pela fase em que os longas começaram a contar com altas doses de efeitos especiais. Nas últimas décadas, a produção digital deixou de ser um acessório para alguns filmes e começou a ser parte principal das obras.
Essa mudança é graças à tecnologia de computação gráfica, que foi capaz de criar cenas inteiras onde vários objetos são renderizados juntos e interagem com atores reais. Antes disso era bem mais complicado e muita coisa tinha que ser filmada de verdade, mas nem todo mundo está satisfeito com isso. O site SMH chamam de WETA Effect (Weta é a produtora de efeitos especiais que trabalhou com Peter Jackson em vários filmes) é quando as imagens geradas por computador atrapalham nosso entretenimento.
À esquerda o Hulk lançado em 2003. À direita, o de 2008
De acordo com o site, a presença da computação gráfica tem sido cada vez mais realista e isso estaria causando sensações de desorientação por parte do público, principalmente pelo fato de ela estar em tudo.
Essa confusão foi mencionada por alguns críticos do novo 'Vingadores', por exemplo. Por outro lado, o filme 'Mad Max: Fury Road' recebeu elogios dos críticos envolvidos nessas análises. Segundo eles, o filme mescla efeitos de computação gráfica com carros reais, cenários reais e pessoas reais, sempre com a dose certa de cada elemento.
Quando a computação gráfica era menos realista e usada como acessório, nossos olhos percebiam as diferenças entre 'real' e 'virtual', permitindo que a suspenção da descrença acontecesse. Agora, existem tantos elementos digitais na tela, que há momentos em que o nosso cérebro não consegue fazer as distinções e isso interfere em todo o processo de percepção, causando desorientação e confusão.

Leia também:

Foto do autor
AUTOR

AUTOR

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Cinema