Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > coisa de cinéfilo
Whatsapp Whatsapp
Coisa de Cinéfilo

'Shazam! 2' é definitivamente empolgante

Crítica de Marcela Gelinski revela que o filme de super-herói, deixa os últimos longas da Marvel no chinelo. Entenda motivos!

Marcela Gelinski • 18/03/2023 às 18:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					'Shazam! 2' é definitivamente empolgante
Divulgação

Shazam! Fúria dos Deuses finalmente chega aos cinemas e já vem trazendo uma boa proposta de discussão sobre o que é filme de super-herói. E por mais que eu não seja a maior entusiasta do gênero, te afirmo que isso, sim, é um filme de super-herói, que deixa os últimos longas da Marvel no chinelo. Afinal, quando a DC se dedica a um projeto, normalmente faz algo muito melhor do que a sua concorrente. (neste momento, os marvetes estão me xingando kkkkk). Shazam (Zachary Levi, Thor: Ragnarok) lida com a má fama que ele e seus irmãos heróis estão adquirindo na cidade, por conta do rastro de destruição que deixam no caminho de seus resgates. Ele quer fazer a coisa certa, mas não sabe exatamente como e seus traumas do passado acabam tornando o caos ainda mais pesado e difícil de lidar. Afinal, ele ainda é um adolescente (Asher Angel)!

Em meio a esses dilemas juvenis, ele começa a receber mensagens do Mago (Djimon Hounsou, As Panteras), que o tenta avisar que, ao quebrar o cajado de energia, ele abriu o portal dos mundos e agora as deusas, filhas do deus Atlas, estão buscando vingança pela perda de seu mundo. Sem saber para onde ir e o que fazer, ele se junta com os irmãos para tentar bolar um plano!

O filme vai nos inserido gradualmente naquela realidade que Billy vive no momento. Ele e os irmãos vivenciam as dúvidas que qualquer jovem tem naquela idade, como lidar com o bullying na escola, decidir o que fazer de faculdade, o primeiro amor, as descobertas dos próprios gostos. Tudo isso nos leva a ficar imersos na atmosfera da história, nos envolvendo novamente e rapidamente com os personagens, que trazem muito carisma na personalidade e nas atuações.

Veja também:

É preciso ter em mente que a proposta de longas do protagonista é ser algo mais leve, porque a própria história pede isso. Shazam! Fúria dos Deuses segue muito bem essa linha, duelando entre a leveza e a ação nata de super-heróis. Então intercalamos cenas de muita correria, disputa e voos bacanas com adolescentes entediados com a própria vida. O filme não tem pressa, mas ao mesmo tempo não perde tempo com inutilidades.

Aliás, acho que é justamente o maior mérito deste longa. Saber dosar os momentos e não se exceder em nada. Com muita facilidade ele envolve o espectador em uma trama gostosa de acompanhar e que nos faz ter interesse cena após cena. E a sutileza com que isso acontece é incrível.

Para lidar com os nossos heróis, temos vilãs de peso e que, de fato, infringem medo. Você sente o poder delas logo no começo, especialmente que existe ali uma hierarquia de perigo. Lucy Liu (O Plano Imperfeito), Helen Mirren (A Grande Mentira) e Rachel Zegler (Amor, Sublime Amor) formam um trio improvável de antagonista que, surpreendentemente, funciona muito bem. Cada uma traz uma faceta diferente dos deuses e seus reais poderes.


				
					'Shazam! 2' é definitivamente empolgante
Divulgação

Tudo isso é abarcando por ótimas escolhas da direção. David F. Sandberg (Annabelle 2 - A Criação do Mal) traz uma linearidade simples e efetiva ao contar uma história como ela de fato é. Ele não duvida nem um pouco da esperteza do espectador, mas também não abusa da sua paciência, com milhares de plots que precisam se conectar do mais absoluto nada. Sendo assim, mesmo uma pessoa que não tenha assistido o primeiro filme de Shazam! conseguirá se entreter e se interessar pela história. E isso é um grande mérito!

Sandberg consegue, inclusive, ir criando uma grande expectativa do surgimento de um personagem importante do universo DC, ao mesmo tempo em que deixa o espectador nessa dúvida. Sem dar spoilers, mas é muito legal quando este momento acontece. Um grande serviço aos fãs, especialmente depois das notícias do reebot que vai reiniciar quase todos os personagens, perdendo assim seus artistas já conhecidos.

Dito isso, Shazam! Fúria dos Deuses é um filme que definitivamente funciona demais! Ele entretém, mescla bem a fase adolescente com os heróis adultos, tem ótimas antagonistas, uma história redondinha e aquele clima pulsante de empolgação no ar. É definitivamente um acerto que acredito que todo mundo deveria ter o prazer de conferir nos cinemas!


				
					'Shazam! 2' é definitivamente empolgante
Imagem ilustrativa da coluna Coisa de Cinéfilo
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COISA DE CINÉFILO :

Ver mais em Coisa de Cinéfilo