Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > de resenha
Whatsapp Whatsapp
DE RESENHA

Márcio Meirelles transpõe para o palco do Teatro Vila Velha espetáculo criado com foco para web

Encenador recria a montagem multimídia “CASALS + PICASSO + NERUDA, Os Três Pablos Guerreiros Contra o Dragão da Maldade”

Arlon Souza • 22/07/2022 às 18:00 • Atualizada em 26/08/2022 às 18:03 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Márcio Meirelles transpõe para o palco do Teatro Vila Velha espetáculo criado com foco para web
Foto: Ananda Ikishima

Criado no ano passado como uma montagem de “webteatro” para o palco on-line do Teatro Vila Velha (o Novo Vila Virtual no youtube), o espetáculo “CASALS + PICASSO + NERUDA, Os Três Pablos Guerreiros Contra o Dragão da Maldade” possui diversos paralelos com o panorama político contemporâneo. Ao abordar o avanço de ideias e ideais de extrema direita durante a Guerra Civil Espanhola e o desencadeamento do regime fascista de Francisco Franco, na Espanha, a obra apresenta uma abordagem que traz muitas semelhanças com movimentos contemporâneos ultraconservadores, que inclui fundamentos e características muito próprias do fascismo, num país também polarizado, na década de 1930. E com um líder autoritário que também perseguia a arte, o conhecimento e os artistas. Qualquer semelhança com o Brasil atual não é mera coincidência.

Essa narrativa que se constrói a partir da história da Espanha e na convergência e cruzamento de vida, obra e ativismo de três grandes mentes geniais do século 20 - Pablo Casals (Lúcio Tranchesi), Pablo Picasso (Jackson Costa) e Pablo Neruda (Miguel Campelo) - discute o papel das artes e do artista no combate ao fascismo. Com uma curiosidade que se tornou mote e inspiração para os autores: esses três artistas morreram em 1973.

Leia mais:

Somando-se a isso a figura encarnada pela dançarina e coreógrafa Cristina Castro, que traduz e sincretiza em dança, corpo e alma a natureza febril, revolucionária e guerreira da nação espanhola. E ainda o simbolismo da mítica personagem do Minotauro, representado pelo ator Hugo Bastos, que se alimenta nesse fetiche sanguinário de poder, manipulação e massacre do humanismo, da arte, da liberdade e da democracia.

Essa dramaturgia se tece nas muitas histórias, relatos, cartas, poemas, entrevistas, discursos, entre outras obras e manifestos, que se baseiam em documentos e fatos reais, através desse entrelace de artistas ícones da Música, das Artes Visuais e da Literatura. É um território de interseção entre linguagens, que marcam tanto a identidade dessas personagens quanto as marcas de encenação do diretor Marcio Meirelles, que sempre produz uma atmosfera polifônica, intercena e de múltiplas camadas e fronteiras, em que a projeção audiovisual redimensiona a compreensão.

Neste mês de julho (dia 31) o Teatro Vila Velha celebra 58 anos de intensa produção artística. Reconhecidamente, “a pia bastimal dos artistas baianos” (como bem carimbou Gilberto Gil), que, inclusive, começou sua carreira - ao lado de Caetano, Gal e Bethânia - no histórico show “Nós, Por Exemplo”, na inauguração do Vila, em 1964; ano do Golpe Militar no Brasil. De lá pra cá, este grande patrimônio sempre foi muito atuante e participativo na vida social, política e cultural do país. Por isso, nada mais apropriado nesse mês de aniversário do que trazer à cena presencial uma peça que dialoga perfeitamente com o seu contexto histórico de fundação. Vida longa ao Vila!

“CASALS + PICASSO + NERUDA, Os Três Pablos Guerreiros Contra o Dragão da Maldade”

  • Dias: sábados e domingos - até 07 de agosto
  • Horário: 16h
  • Local: Teatro Vila Velha - Passeio Público, S/N, Campo Grande, Salvador - BA
  • Duração: 1 hora
  • Os ingressos estão à venda na bilheteria do teatro e no site Sympla.
  • Mais informações: (71) 3083-4600 // Site: https://www.teatrovilavelha.com.br/

				
					Márcio Meirelles transpõe para o palco do Teatro Vila Velha espetáculo criado com foco para web

Leia mais sobre De Resenha no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Imagem ilustrativa da coluna De Resenha
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM DE RESENHA :

Ver mais em De Resenha