Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
Whatsapp Whatsapp
Gestão e Carreira

A arte de se adaptar ajuda a quebrar a resistência à mudança

A habilidade de se adaptar impulsiona a resiliência e abre caminhos para novas oportunidades

Cristiano Saback • 04/12/2023 às 8:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Normalmente você se adapta bem às mudanças ou prefere que elas se adaptem a você? Adaptação é daquelas habilidades que o mercado de trabalho deseja nos profissionais. Adaptar-se à nova liderança ou adequar o atendimento a cada perfil de cliente ou lidar com desafios diários do exercício profissional.


				
					A arte de se adaptar ajuda a quebrar a resistência à mudança
A arte de se adaptar ajuda a quebrar a resistência à mudança. Foto: Reprodução / Canva Pro

Isso tudo exige esforço com muita inteligência emocional e ajuda aumentar a capacidade de resiliência. O profissional que insiste que o mundo do trabalho se adapte ao seu perfil, corre sério risco de ficar sem oportunidades de crescimento.

Leia mais:

Para desenvolver essa habilidade é preciso que o profissional esteja aberto às mudanças por quaisquer que sejam as razões, é preciso ter abertura para novas ideias, quebra de paradigmas, novas tecnologias, saber encarar transições e momentos de crise. Claro que ninguém está 100% preparado quando um cenário demanda essa habilidade. Mas uma vez colocando-a em prática, diminui-se a resistência aos novos desafios, desenvolve-se a criatividade e se ajusta ao novo.

Normalmente quem tem um perfil resiliente, consegue lidar melhor com os desafios e se adaptam às mudanças de maneira mais fácil. O importante é que o fato do profissional colocar em prática a sua habilidade de adaptação em momentos difíceis, coloca-o em destaque. Quando isso acontece de que forma você encara: como um fardo ou uma oportunidade?

Não é só uma crise que exige que você desenvolva essa habilidade. É preciso colocá-la em prática quando se muda uma gestão ou quando você mesmo escolhe mudar de cargo ou de emprego ou de país.

Mas aqui vão minhas 03 dicas para lidar com momentos de adaptação:

  • Quer desenvolver essa habilidade? Coloque-se numa situação que exija que você saia da sua zona de conforto.
  • Pare de reclamar quando acontecerem mudanças, procure descobrir de que maneira você pode agregar valor em situações como essa. Entenda qual são as suas objeções, mas entregue soluções.
  • Esteja aberto ao novo, sempre.

Às vezes encontro muitos profissionais querendo que o cliente se adapte à sua forma de se comunicar e atender, por exemplo. No final das contas, a dificuldade que as pessoas encontram em se adaptar a uma mudança é a mesma que encontram para sair da zona de conforto, porque é sempre muito mais fácil lidar com o conhecido para ter controle do cenário e dos resultados. Mas, lembre que a rotina profissional é feita de desafios e, sem eles, não existe desenvolvimento.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback