Você já desconfiou de um anúncio de vaga de emprego que era muito boa para ser verdade? Segundo a Psafe (empresa que atua no ramo de cibersegurança), foram mapeadas mais de 608 mil tentativas de golpes e falsas promessas de emprego entre o final de 2021 e o início de 2022. Quanto mais a tecnologia avança, mais os golpistas fazem uso dos novos recursos para enganar quem está à procura de uma oportunidade de trabalho.
No primeiro trimestre de 2024, o IBGE identificou cerca de 8,2 milhões de pessoas desempregadas no Brasil. Muitas delas acabam caindo em golpes, justamente pelas promessas e sentido de urgência em trabalhar, ter o salário garantido e benefícios. Imagine o quão tentador é se deparar com anúncios que prometem e garantem a empregabilidade de uma maneira fácil e rápida. Tudo é muito prático! Basta clicar no anúncio e preencher os seus dados. Mas, mantenha o seu alerta ligado: quando a “esmola” for muita, desconfie!
Leia também:
Existem vários tipos de golpe. Um bem conhecido é preencher um formulário com seus dados e experiência, depois que você clica no link. Mas os dados são tão específicos que o golpista pode fazer uso deles. Outra forma é solicitar o seu currículo.
Depois que você o envia, alguém entra em contato fazendo elogios ao seu currículo, dizendo que é muito bom e compatível com a vaga, mas que precisa de alguns ajustes. Para isso, você terá que fornecer outros dados. Lembre-se: dados muito específicos a gente só revela na hora da contratação, depois de já ter passado por todo processo de seleção e ganhar a vaga.
Outro tipo de golpe é a empresa só garantir a vaga para aquele emprego que você tanto deseja, depois que se inscrever no treinamento que será promovido. O golpe está justamente quando começam a cobrar um valor para que você faça a sua inscrição. Atenção: processo de recrutamento e seleção não existe troca financeira.
Aqui vão 03 dicas para se preparar para grandes oportunidades e evitar falsas vagas de empregos
- Se está com dúvidas sobre a vaga, pesquise sobre a empresa e sobre a oportunidade. Não forneça seus dados bancários e nem efetue pagamentos.
- Empresas sérias não entram em contato com você pelo WhatsApp ou qualquer outro meio, falando que tem uma vaga garantida para você. Desconfie!
- Apenas responda a e-mails com endereço eletrônico da empresa. Ainda assim, confira se o e-mail corresponde a alguma empresa que você tenha se candidatado. O nome da empresa vem depois do @ exemplo: [email protected].
Se você está à procura de emprego, faça isso acompanhando a divulgação de vagas em plataformas conhecidas. Ainda assim, preste a atenção no tipo de anúncio, no e-mail, na descrição das funções e na formalidade da escrita. Ah! Lembre-se, também, que treinamento antes ou depois da contratação é fornecido de forma gratuita pela empresa. Pesquise! Principalmente, quando a oferta parecer muito boa para ser verdade.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!