Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > colunistas > gestão e carreira com cristiano saback
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
GESTÃO E CARREIRA

O e-mail como ferramenta de comunicação no trabalho

Siga as dicas para utilizar o e-mail de forma adequada

Cristiano Saback • 13/05/2024 às 8:00 • Atualizada em 13/05/2024 às 8:17 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Alguns acham que o e-mail, como ferramenta, já está obsoleto e que não tem a mesma praticidade de um aplicativo de mensagem; outros continuam utilizando essa ferramenta para formalizar trocas de informações importantes, principalmente quando diz respeito aos assuntos da esfera profissional. A verdade é que o e-mail continua sendo um instrumento importante de comunicação dentro na rotina profissional e é preciso alguns cuidados ao utilizá-lo.


				
					O e-mail como ferramenta de comunicação no trabalho
E-mail funciona como importante ferramenta de comunicação no trabalho. Foto: khunkorn / Canva

Lembre que é uma ferramenta da empresa e que você carrega muita responsabilidade em cada mensagem enviada. Além de representar a imagem corporativa, você também está representando a sua própria imagem. E, com certeza, você não quer cair no descrédito.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Cometer um erro de português na mensagem corporativa não chega a ser tão grave assim, até porque nossa língua é difícil mesmo. Mas cabe uma revisão, porque quanto melhor estruturado estiver o seu e-mail, melhor a compreensão. Caso contrário, pode atrapalhar sua credibilidade como profissional ou prejudicar o andamento de um projeto, por exemplo.


				
					O e-mail como ferramenta de comunicação no trabalho
Foto: Freepik

Então, antes de enviar a mensagem, faça uma leitura detalhada para ver se o texto está coerente e aproveite para corrigir aqueles erros de digitação, de grafia e de gramática. Lembre que nem sempre o que está óbvio pra você está claro para quem recebe o e-mail. A mensagem deve ser clara e objetiva.

3 dicas importantes para utilizar seu e-mail de trabalho:

  • Nunca use o e-mail corporativo para tratar de assuntos pessoais;
  • Não faça e-mails longos;
  • Evite abordar vários assuntos na mesma mensagem, sobretudo em grupo. Vários temas num mesmo e-mail confundem quem o recebe. É melhor enviar as mensagens com um único tema.

Ah! Lembre que no campo “assunto” você deve escrever uma frase curta ou palavras-chave. Isso facilita na hora de visualizar o e-mail na caixa de entrada e ajuda na compreensão da mensagem também.

Imagem ilustrativa da coluna GESTÃO E CARREIRA
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GESTÃO E CARREIRA COM CRISTIANO SABACK :

Ver mais em Gestão e Carreira com Cristiano Saback