É proibido namorar colegas de trabalho? Confira cuidados nas relações
Sigas as dicas como lidar com namorado ou cônjuge no ambiente de trabalho

Você conhece alguma empresa que proíbe namoro entre colegas de trabalho? Esse é um daqueles temas delicados que rondam o meio corporativo. Existem empresas que tentam inibir essas relações afetivas. Mas não se assuste! Na legislação brasileira, não existe nada que aborde o assunto, muito menos um artigo proibindo se apaixonar pelo colega de trabalho.

Mas, é claro, todo cuidado é pouco quando acontecem faíscas ou se sente aquele frio na barriga ao entrar em contato com alguém no ambiente profissional. Existem duas situações: 01 quando a empresa é grande e as pessoas se conhecem fora do trabalho sem saber que atuam na mesma empresa. Numa situação como essa é até mais fácil gerenciar quando descobrirem a coincidência. A outra é quando acontece com alguém que atua no seu setor e o interesse surge ali na convivência profissional. Aí é muito “pingo no i” para colocar, justamente para não criar nenhuma saia justa nem para os dois envolvidos e nem para os colegas que os cercam.
Leia também:
Por outro lado, as empresas tentam tomar cuidado com situações como essa para não afetar a produtividade dos envolvidos, mas também não criar situações que pareçam privilegiadas; ou até mesmo, frente a um desentendimento do casal, surgir uma suspeita de assédio.

3 dicas para lidar com namorado ou cônjuge no ambiente de trabalho:
- Descubra se realmente há sentimento mútuo. Sim, isso é possível. Conheço casais que se conheceram no trabalho e estão juntos há mais de 10 anos;
- Se for dessas “paixonites” de verão ou tesão recolhido, tire o time de campo. Um dos dois lados pode não saber como administrar a frustração afetiva. E aí, sim, acaba afetando concentração e produtividade no ambiente de trabalho e troca de acusações;
- Se o relacionamento engatar, procure estabelecer limites em comum acordo com seu parceiro ou parceira para que um eventual problema pessoal não acabe afetando a relação profissional e nem contamine a relação com seus colegas também.Depois de uns dois meses e tudo dando certo, sugiro comunicar à sua liderança, para evitar a “rádio corredor”, aquele famoso “disse me disse” nos corredores da empresa. Quando isso acontece, pode acabar afetando o relacionamento que está iniciando e, também, a relação com outros profissionais da empresa, principalmente as chefias.
- Uma última dica: não leve os problemas profissionais para dentro da relação e vice-versa.
Aproveite para ler a entrevista de Andrea Carvalho, realizada em 2023 para essa coluna, que conta a história de como conheceu seu marido, há 15 anos, quando eram colegas de trabalho.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!
