Não é raro encontrar pessoas que estão decepcionadas com a profissão que escolheram. Seja por uma influência ou por falta de clareza na busca da sua realização profissional.

Algumas pessoas já percebem isso no meio da faculdade e redirecionaram a sua carreira. Outras, mesmo percebendo, nada fazem. Esses últimos estão mais propensos a uma infelicidade profissional duradoura. Elas acabam se decepcionando com o cenário de algo que escolheram, provocando dessa maneira uma frustração que pode desencadear baixa autoestima, baixa produtividade, autossabotagem e até mesmo depressão.
Leia também:
Conheço profissionais que se formaram naquelas profissões tradicionalmente consideradas seguras como: medicina, engenharia ou direito. Em determinado momento resolveram chutar o balde e ir em busca de uma carreira com a qual se identificavam verdadeiramente.
A frustração pode vir de vários lados: a rotina sufocante, o salário que não compensa e aquela sensação de que já não existe mais espaço para crescimento. Tudo isso acaba diminuindo o entusiasmo, a produtividade e, principalmente, o prazer de trabalhar com a profissão escolhida.
Aplique 3 dicas para lidar com a DECEPÇÃO PROFISSIONAL:
- Procure ajuda especializada: ter clareza sobre o que você quer e o que está disposto(a) a abrir mão é essencial para dar o próximo passo. Faça isso estrategicamente.
- Desenvolva novas habilidade e invista em novas competências: toda mudança exige preparo e coragem. Invista numa nova direção alinhando seus desejos e talentos no novo caminho que deseja se destacar.
- Tenha consciência de quais são as suas prioridades.
Muita gente se decepciona com a carreira que escolheu, mas é possível ressignificar a relação com o trabalho. Às vezes até dentro da própria área de atuação, outras vezes dando um novo rumo. Mas, quando a decepção é profunda, é hora de planejar uma transição e aplicar novas estratégias de carreira.
Uma provocação: no seu cotidiano profissional existem mais dias felizes ou mais dias em que você passa pensando em como seria se você tivesse escolhido outra carreira?
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

