Até a década de 90, as empresas estavam bem preocupadas em contratar profissionais, apenas, que estivessem capacitados tecnicamente para o cargo. Ou seja, com formação ou experiência numa área específica. Mas, segundo Buckley, num artigo publicado na Business Horizons, no final do século XX já se percebia a demanda por profissionais que tivessem, além da competência técnica, jogo de cintura nas relações interpessoais, para se atingir resultados.

Atualmente percebemos que, apenas com a competência técnica, não se conquista cargos no mercado de trabalho. É necessário o desenvolvimento de habilidades, as chamadas soft skills, para que o profissional se avance na sua carreira.
Leia também:
Muitas vezes encontro profissionais no cargo certo, porque tem a competência para ocupá-lo, mas não conseguem desempenhar bem as suas funções por falta de habilidades. Isso pode comprometer resultados e a reputação de quem ocupa o cargo. Muito se espera de uma equipe e de cada profissional que a compõe, mas cada um tem um perfil comportamental próprio. Então, é preciso entender como cada um funciona, para que sejam delegas funções de forma mais assertiva.
Por exemplo, não adianta colocar alguém para lidar com o público, se o perfil é mais introspectivo e tímido, esse profissional provavelmente entregará melhores resultados em trabalhos administrativos, dentro de um escritório, gestão de projetos ou até mesmo na elaboração de estratégias.
Aqui vão 3 dicas para GESTÃO DE EQUIPE:
- Procure observar e conhecer as potencialidades de cada membro da sua equipe.
- A melhor maneira de conhecer uma equipe é estar aberto(a) para escutar e, principalmente, assessorar e acompanhar o desempenho do trabalho de cada um.
- Se você não está entendendo como gerenciar as competências e habilidades da sua equipe, contrate ajuda especializada.
Aqui vai uma provocação para refletir: na hora de contratar um profissional para liderar ou fazer parte de uma equipe, o que é mais estratégico: escolher um profissional à sua imagem e semelhança ou procurar diversificar a equipe mesmo sabendo que vai dar mais trabalho gerenciá-la?
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

