Essa é uma noticia que ninguém quer receber. Por mais que alguém dê uma explicação, ela não será suficiente para amansar a dor de ser mandado(a) embora. Aquela sensação de que não nos querem mais ali. Mas qual o motivo? “O que eu fiz de errado?” “Por que eu e não outra pessoa?”. A cabeça fica a mil com vários questionamentos.
A sensação é de culpa. Até porque o trabalho é a expressão de nós mesmos. Então, se alguém nos demite, passamos a duvidar daquilo que a gente sempre achou estar dando o melhor.
Mas vamos ser mais racionais e colocar os pés no chão. Sim, a DEMISSÃO pode ter acontecido por um erro de competência ou um delize comportamental. Mas também existem outros fatores: contenção de despesas, transição de liderança ou algum mal entendido.
Você pode escolher: ou diz desaforos para quem está lhe demitindo ou pergunta qual o motivo para que você possa melhorar num reposicionamento profissional. A primeira opcão não é aconselhavel.
Veja também:
E aqui vão as minhas 03 dicas para lidar A DOR DA DEMISSÃO:
01 – Viva o seu luto e sobreviva! Não deixe que ele tome conta de você por mais de uma semana.
02 - Identifique a sua rede de apoio. Desde o seu networking até os amigos que colocam você pra cima e acreditam na sua competência e no seu carisma. Nesse momento difícil a gente precisa estar cercado(a) de pessoas que impulsionam a nossa autoconfiança.
03 – Procure uma ajuda especializada para um reposicionamento profissional mais assertivo no mercado de trabalho.
No mais se despeça de todos de forma breve e cordial através do e-mail e de algum grupo de whatsapp do colegas de trabalho. Não precisa dar detalhes ou demonstrar ressentimento, agora é hora de seguir em frente.
Cristiano Saback
Cristiano Saback
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!