Foto: Acervo Erick Issa
Viajar e conhecer novas culturas é bom demais. Mas, quando você pode unir várias coisas em apenas uma viagem, como boa gastronomia, belezas naturais, muita cultura e história, tudo fica ainda melhor. É por isso que nesta semana, nossa coluna traz um texto para os amantes do turismo histórico. Estivemos em Santo Domingo, na República Dominicana, e contamos tudo que você precisa saber sobre essa que é a primeira cidade a ser fundada no continente americano. Você sabia disso? Não! Então tenho certeza que vai se surpreender com tudo que essa cidade pode oferecer.
Para começar, você precisa saber que o principal destino do Caribe fica na República Dominicana. Estamos falando de Punta Cana, cidade que recebem milhares de turistas todos os anos, sendo a principal porta de entrada dos visitantes neste país. A capital Santo Domingo fica a apenas 2h30 da famosa praia, então você pode tranquilamente combinar os dois destinos, dividindo os dias entre eles. Ou pode fazer que nem eu e realizar um passeio no estilo bate volta para conhecer o melhor da capital.
Uma das principais atrações de Santo Domingo é o Parque 3 Ojos, onde ficam as chamadas cuevas, que no México são conhecidas como cenotes. Trata-se de aberturas na superfície para uma espécie de caverna onde percorrem águas límpidas de rios subterrâneos. Ao contrário do México, que tem centenas de cenotes onde é possível tomar banho, na cidade dominicana o banho é proibido, mas vale a visita, afinal o lugar é belíssimo e vai te deixar de boca aberta. Você vai tirar belas fotos e se apaixonar por esta atração.
Pertinho do 3 Ojos está o Faro a Cólon, uma parada obrigatória a todo turista que goste de história. Neste lugar foi construído um monumento em comemoração aos 500 anos da chegada de Cristóvão Colombo à América. Foi em 1492 que Colombo chegou ao continente americano, justamente em Santo Domingo, que viria a ser a primeira cidade a ser fundada no continente. Para a construção desse monumento, 48 países americanos investiram recursos, inclusive o Brasil. Uma polêmica está em torno dos restos mortais de Colombo. Os dominicanos garantem que os restos estão no Faro a Cólon, enquanto os espanhóis dizem que estão em Sevilla.
Se Santo Domingo é a primeira cidade da América, então por aqui também está a primeira catedral da América, certo? Acertou quem disse sim. A Catedral Nossa Senhora da Assunção fica na zona colonial. Uma visita guiada com áudios em diversos idiomas, inclusive em português, está disponível para os visitantes interessados. Em frente à igreja há uma praça com a estátua de Cristóvão Colombo apontando para a direção da sua chegada na cidade.
A poucos metros dali está situado o Panteon de La Pátria, que, no passado, foi uma igreja, mas hoje funciona como um lugar onde descansam os restos mortais de diversos heróis e figuras importantes da nação. Há ainda cerca de 50 tumbas vazias a esperas de futuros heróis. Os dominicanos acreditam que naquele lugar ocorre uma justa homenagem àqueles que se foram e que agora poderão descansar em paz. Nesta mesma parte da cidade está o relógio do sol, que é mais um ponto turístico, onde é possível ter uma boa visão da capital dominicana.
Leia também:
A zona colonial da cidade é um charme à parte. Suas casinhas com portas e janelas bem desenhadas e cercadas de flores são um convite para os viajantes que adoram tirar belas fotos. Em cada rua ou esquina da zona colonial, você terá vontade de fazer um novo registro, afinal é muita beleza. Essa área da cidade lembra muito a zona colonial de Havana, San Juan de Porto Rico e Cartagena das Índias. Por aqui também será possível encontrar bons restaurantes para provar a saborosa comida mexicana.
Ainda no roteiro turístico há uma parada no Palácio Presidencial, uma bela construção, que relembra outros palácios mundo afora. Infelizmente não há visita guiada neste trecho. O visitante deve se contentar em observar pelas grades e tirar fotos com o imponente palácio de fundo. É ali que despacha diariamente o atual presidente do país, Luís Abinader, de 54 anos. Você também poderá aproveitar a área e tirar uma foto com a bandeira dominicana, que está exposta em todo o entorno do palácio.
Erick Issa*
Espero que tenha curtido as informações sobre Santo Domingo. E não esqueça de acessar o texto com todas as dicas sobre Punta Cana. Assim você pode planejar bem sua viagem ao Caribe dominicano com aquela esticada até a primeira cidade da América. Para mais dicas de viagens e turismo, me siga no Instagram @issabordo ou acesse www.issabordo.com.br.
Leia mais sobre Turismo no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias
Veja também:
Erick Issa
Erick Issa
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!