Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > low carb com fernanda macuco
Whatsapp Whatsapp
Low Carb com Fernanda Macuco

Embutido faz mal? Veja como substâncias desses alimentos atuam

É preciso expandir a mente e analisar as fontes de informação, pois estudos científicos estão aí para provar e desaprovar

Fernanda Macuco • 10/04/2023 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Embutido faz mal? Veja como substâncias desses alimentos atuam
Foto: Reprodução

Sabemos que alimentos processados não devem fazer parte da nossa base alimentar, e nessa categoria encontramos os temidos embutidos, que vão desde presunto até linguiças e defumados e que muita gente teme o consumo.

Quando olhamos a composição desses produtos, logo vemos nomes difíceis e uma lista grande de ingredientes, dentre eles açúcares, amido, conservantes, aromatizantes e sim os temidos NITRITO (NO2) E NITRATO (NO3). Acontece que o nitrito e o nitrato não são ruins como pensam, encontramos a maior parte nos vegetais e em quantidades infinitamente superiores. Eles auxiliam em diversos mecanismos do corpo, como por exemplo o controle da pressão arterial.

Algumas pessoas chegam a demonizar os vinhos por conter essas substâncias mas se fosse de grande mal, teríamos que extinguir boa parte dos vegetais. Logicamente que devemos dar preferência a consumir carnes naturais, inclusive hoje temos uma vasta oferta de embutidos artesanais que são melhores opções.

Veja também:

Se toda vez que você contestar algo, parar e analisar como anda sua alimentação, nenhuma paranoia será levantada. Quem se alimenta de vegetais, frutas, carnes, ovos como base e transita em outros alimentos em poucos momentos, nunca terá que se preocupar com um pedaço de bacon no ovo.

É preciso expandir a mente e analisar as fontes de informação, pois estudos científicos estão aí para provar e desaprovar, inclusive muitos deles não estabelecem causa e efeito, são apenas hipóteses, e por isso a importância de consultar fontes seguras de profissionais que estão sempre se atualizando.

Isso não é um incentivo ao consumo de industrializados, sou a favor de sabermos o que estamos comendo, o que implica na não demonização desses alimentos, pois muitas vezes participam de um momento de socialização.

Busque versões artesanais, que não levam conservantes e são muito mais saudáveis. O bom não pode ser inimigo do ótimo, faça o seu melhor.


				
					Embutido faz mal? Veja como substâncias desses alimentos atuam
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LOW CARB COM FERNANDA MACUCO :

Ver mais em Low Carb com Fernanda Macuco