Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > low carb com fernanda macuco
Whatsapp Whatsapp
Low Carb com Fernanda Macuco

Você quer emagrecer, definir, ganhar músculos? Entenda a diferença

Antes de planejar sua dieta, você precisa definir seu principal objetivo para que os resultados sejam mais rápidos

Fernanda Macuco • 20/03/2023 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Você quer emagrecer, definir, ganhar músculos? Entenda a diferença
Arquivo Pessoal

Achei interessante pra trazer o assunto e esclarecer que existem diferentes protocolos para cada objetivo e principalmente que devemos ir com calma para chegarmos onde queremos. Emagrecer consiste em reduzir a gordura corporal, ponto.

Agora reduzir os números na balança, pode nao não significar que você emagreceu. Você pode ter apenas perdido água corporal ainda mais se você está no início da dieta.

E se você faz um bom trabalho de ganho de massa magra, e emagrece um pouco, pode ser que seu peso não altere na balança e aí você vai achar que não está emagrecendo, mas percebe as roupas mais folgadas.

Se ficou difícil vou explicar. A massa magra consiste em água, ossos, músculo e outros tecidos livres de gordura. Ela é mais densa, então pesa mais que a gordura, que apesar de ser mais leve, tem um volume maior. Se você aferir a circunferência da cintura com uma fita métrica, consegue perceber melhor ainda isso.

Então se você ganha músculos e não emagrece, você vai ficar mais pesada, porque além da gordura corporal, seus músculos agora cresceram e o peso também.

Já se você emagrece e mantém sua massa magra em dia, os números vão cair. Aí você me pergunta: posso fazer as duas coisas? Perder gordura e ganhar músculos? Dificilmente. Isso porque para trabalho de hipertrofia, você precisa comer mais calorias do que precisa normalmente.

Veja também:

Já emagrecer exige déficit energético, o que impossibilita o ganho de músculos. Em partes. Calma. Olha só, um indivíduo sedentário, que começa a treinar, estimula sua musculatura, até então adormecida e faz uma alimentação normocalorica mas acaba provocando um déficit por estímulos físicos. Essa pessoa pode ter nas primeiras semanas, um bom resultado.

Mas entenda que para haver definição, essa pessoa precisa ter reduzido bem o percentual de gordura para que seus músculos estimulados e definidos fiquem aparentes.

Uma pessoa com percentual de gordura bem baixo não necessariamente terá definição. Vai depender de como está a musculatura. Assim como uma pessoa com um percentual muscular elevado, pode não ter definição alguma devido a taxa de gordura mais elevada.

Esse trabalho é árduo, mas fácil para alguns e mais difícil para outros. Exige tempo, disciplina e constância. Nada novo para quem me ouve falando por aqui.

Para ver definição corporal, além de um percentual de gordura mais baixo, você precisa ter músculos bem definidos por treinamento. Por isso mantenham-se informados, conversem com seu educador físico e nutricionista e criem estratégias em conjunto para ter melhores resultados.


				
					Você quer emagrecer, definir, ganhar músculos? Entenda a diferença
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LOW CARB COM FERNANDA MACUCO :

Ver mais em Low Carb com Fernanda Macuco