Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > low carb com fernanda macuco
Whatsapp Whatsapp
Low Carb com Fernanda Macuco

Jejum intermitente? Conheça os benefícios e como iniciar

Se alguém me perguntar hoje, posso fazer jejum? A resposta será sempre PODE, mas vamos iniciar de uma forma assertiva?

Fernanda Macuco • 13/03/2023 às 10:17 • Atualizada em 13/03/2023 às 10:35 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Jejum intermitente? Conheça os benefícios e como iniciar
Arquivo Pessoal

Se alguém me perguntar hoje: posso fazer jejum? A resposta será sempre PODE. Mas, vamos iniciar de uma forma assertiva Qualquer estresse que sofremos ao longo do processo de emagrecimento pode prejudicar e nos tirar do caminho, por isso antes de iniciar o jejum, analise se você faria de forma natural ou teria que se esforçar demais para isso.

Naturalmente jejuamos enquanto dormimos mas, quando estamos acordados, tendemos a fazer as refeições de acordo com a fome que sentimos, em horários específicos ou não. Quando você respeita sua fome e não come por simples vontade e sim por necessidade, é muito mais fácil incluir um jejum no seu dia.

Por exemplo, você não é de fazer café da manhã, toma só um pretinho e segue para o almoço, tranquilamente há um protocolo de jejum inserido, sem você saber. Dependendo do horário da sua última refeição, você pode fazer jejuns bem longos. Se o jantar aconteceu às 19h e você pula o café da manhã e almoça 12:00, seu jejum durou 17h, já é um bom intervalo.

Mas não é só isso que gosto de observar. É preciso avaliar também se você chega nessa refeição com uma fome anormal e acaba se afundando na comida (acredite, a maior parte dos pacientes que chegam até mim e estão acima do peso, não sentem fome pela manhã). Ou seja, nem sempre seu jejum natural te beneficia.

Outro detalhe é sobre sua ingestão calórica, proteica e sobre a qualidade da sua alimentação. De nada vale jejuar e não comer o necessário para manter o bom funcionamento do corpo ou comer demasiado.

Veja também:

Gosto de falar sobre a importância da ingestão proteica, que favorece a saúde óssea, muscular e auxilia no controle da fome.

Há jejuns mais longos, de 20h, 24h que pode ser aplicado na rotina mas com uma frequência semanal menor para bons resultados.

O jejum vem monstrando ser muito efetivo no controle da fome, da glicemia, reduz ansiedade, ajuda na concentração, proporciona mais liberdade ao paciente poder se alimentar na hora que tem disponível, além de ser um bom auxílio para controle energético e facilita a perda de peso.

Jejuns mais curtos podem ser feitos diariamente.

É mais efetivo quando associado a uma alimentação de baixo carboidrato, pois o mecanismo do jejum se mantém quando comemos alimentos que demandam baixa produção de insulina.

Como iniciar o jejum?

  • Se preocupe com a qualidade das refeições.
  • Escolha uma refeição que você se sinta confortável para abrir mão.
  • Faça refeições com pouco carboidrato, invista nos alimentos fontes de fibras, como frutas e vegetais e também carnes, ovos e gorduras boas.
  • Se hidrate bem! Jejum sólido não isenta a ingestão de água, pelo contrário, demanda que você beba mais líquidos não calóricos. Agua, suco de limão, chás naturais são super bem-vindos! Café não é para hidratar, mas pode fazer parte da sua alimentação.
  • Caso faça apenas uma refeição principal, capriche nas fontes de nutrientes. Um prato com 2 tipos ou mais de vegetais, uma porção de fruta, uma porção de carne ou ovos e gordura sem exageros no preparo, naturalmente será bem nutritivo.
  • Valorize as fontes protéicas. Um bom pedaço de carne (evite gordura em excesso) vai te manter mais tempo saciada.
  • Teste seu corpo mas evite se estressar com horários, a intenção é praticar um jejum para te beneficiar e não para dificultar ainda mais.
  • Consulte um nutricionista para resultados mais assertivos.

				
					Jejum intermitente? Conheça os benefícios e como iniciar
iBahia
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LOW CARB COM FERNANDA MACUCO :

Ver mais em Low Carb com Fernanda Macuco