Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > low carb com fernanda macuco
Whatsapp Whatsapp
LOW CARB COM FERNANDA MACUCO

Existe a dieta ideal pra emagrecer? Saiba como escolher a melhor delas para você

Ano de 2023 oficialmente começou e junto, a temporada das dietas

Fernanda Macuco • 27/02/2023 às 10:30 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Existe a dieta ideal pra emagrecer? Saiba como escolher a melhor delas para você
Foto: Acervo Fernanda Macuco

Festas de fim de ano e carnaval colocam em cheque todo e qualquer tipo de habito saudável. E depois de alguns quilinhos a mais e de volta à rotina, a consciência pesa. Mas como correr atrás do prejuízo, se é que isso é possível? Qual a melhor dieta?

A melhor escolha é aquela que você analisa se pode ser seguida a longo prazo. Não adianta optar por jejuar 24h, 3x por semana ou por comer só ovo e brócolis, se você não sustenta isso por pelo menos alguns meses.

Leia mais:

Então que tal conferir algumas dicas importantes para você ter sucesso no seu processo?

Se você é uma pessoa que não sente fome pela manhã, e faz apenas as refeições do almoço e jantar, converse com seu nutricionista para equalizar os nutrientes nessas duas refeições, evite forçar comer quando não se tem fome;

Você é do time da Magali, que tem fome toda hora? Que tal traçar um planejamento com refeições pequenas e fracionadas, de baixa caloria, para não gerar ansiedade na hora que o relógio da fome apitar? Fazer uma dieta com 2 ou 3 refeições ao dia, pode não ser a melhor opção para você.

Não gosta de frutas e verduras? Acredite, há solução para você!

Sempre há alguma opção que você tolere, mesmo que seja tomate em forma de molho ou batata assada.

Não gosta de alimentos gordurosos? Então a dieta cetogenica não será uma boa opção. Melhor optar por uma dieta de baixa caloria e com alimentos mais magros.

Ama carnes, queijos e vegetais? Opa, low carb é uma excelente opção!

Tem paladar infantil e não abre mão de um chocolatinho? Bons nutricionistas conseguem fazer a leitura desse perfil de paciente e planejar afins preparos muito similares, trazendo saúde e prazer a sua rotina alimentar.

Não tem horário de almoço no trabalho e nem opções para se alimentar nesse momento? Calma, para tudo temos uma solução. Snacks e suplementos podem ajudar nessa hora. Divida sua rotina com o nutricionista e peça ajuda com opções práticas para carregar consigo.

Sempre há solução

Nos meus anos de consultório, atendendo milhares de pessoas com queixas distintas, aprendi que para tudo há uma solução. A escuta ativa do profissional e a relação que é criada no momento da consulta, é primordial para o sucesso do plano alimentar, pois quanto mais o paciente divide seus hábitos e rotina, mais assertiva será a estratégia.

Certa vez recebi um paciente. Homem, por volta de 40 anos, obesidade grau I, que dizia odiar fazer dieta e estava ali pela última vez antes de desistir de tente emagrecer, coisa que fazia há 2 décadas.

A característica principal que dificultava com que ele conseguisse seguir uma dieta, era o fato de ele não gostar de nenhuma verdura e nenhuma fruta e era apaixonado por chocolate.

E por ser diabético tipo II, todos os profissionais que ele passava, diziam que ele deveria cortar açúcar e tentar comer alguma verdura, nem que fosse forçado. E assim ele criava cada vez mais aversão a dietas.

Depois de alguns minutos ouvindo tudo que ele dizia, fui fazendo um esboço do que acreditava que ele pudesse seguir. Ele não fazia café da manhã, já tinha cortado açúcar do café, e isso era uma grande vantagem. Então o mostrei que a parte da manhã, ele já tirava de letra.

No almoço, ele comia em restaurante a quilo e geralmente colocava no prato carnes variadas, com alguma massa ou arroz e feijão com farofa ou batata frita.

Era sempre a mesma comida. Foi então que eu comecei a interrogar. “Você gosta de macarrão, então você coloca algum molho ou come puro?” "Adoro molho de tomate", respondeu ele.

Olha só que coisa boa, tem vegetal aí! Os tomates em forma de molho! Segui no interrogatório. “E essa batata frita, você acha que poderia encarar assada?”

"Claro', respondeu ele. Então, já temos 2 vegetais!

E assim fomos montando um cardápio e no final, ele saiu super confiante, até chocolate saudável ele topou experimentar. Dois meses depois, lá estava ele, aparentemente mais magro e feliz, dizendo estar apaixonado pela alimentação dele e com muita vontade de continuar, tinha se matriculado até numa academia.

Contei essa breve história para mostrar que para todo mundo há uma solução, ninguém jamais será caso perdido, basta uma boa orientação e principalmente ser o mais sincero possível quando buscar um profissional para se orientar.

Então, independente da estratégia que você vá optar, importante saber:

  • 1-Não vai resolver em 1 mês
  • 2-Deve ser feita com frequência e na maior parte do tempo
  • 3-A dieta do vizinho pode não funcionar para você
  • 4-Não existe alimento milagroso
  • 5-Detox e chás emagrecedores não são eficazes
  • 6-Fazer dieta de Segunda a Sexta e não seguir no fim de semana, não funciona.
  • 7-Exercício auxilia em qualquer delas
  • 8-Não existe dia do lixo, seu corpo não é lixeira pra comer porcaria
  • 9-Depois do quinto dia, seu corpo adapta e torna o processo mais fácil de ser seguido
  • 10-Vai doer, não existe vitória sem sofrimento

Busque ajuda de um nutricionista e não desista de você!


				
					Existe a dieta ideal pra emagrecer? Saiba como escolher a melhor delas para você

Leia mais sobre Gastronomia no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM LOW CARB COM FERNANDA MACUCO :

Ver mais em Low Carb com Fernanda Macuco