O poder dos alimentos: aprenda receita poderosa que ajuda no combate o envelhecimento celular


Você conhece o poder antioxidante dos alimentos? No nosso corpo, chamamos o desequilíbrio entre moléculas oxidantes e antioxidantes, que induz danos celulares, de estresse oxidativo. Devido a isso, a produção dos radicais livres é aumentada e excessiva, podendo levar a danos e morte celular.

O envelhecimento precoce, por exemplo, está associado a grande produção desses radicais livres, e para combater e reduzir esses danos, os antioxidantes entram em ação! Essa condição se dá através de várias causas, como má alimentação, privação do sono, tabagismo, consumo excessivo de bebida alcoólica, processos cirúrgicos, dietas restritivas, exercício aeróbio extenuante, estresse, doenças que causam inflamações, infecções, dentre outros.

Foto: Divulgação / Fernanda Macuco

Resumindo, muito provavelmente todos nós estamos expostos e aí que a nutrição entra em ação. Alimentos ricos em Vitaminas A, C e E, por exemplo, são muito importantes, principalmente pela presença de compostos bioativos com esse poder antioxidante!

As frutas silvestres são um grande exemplo, como pitanga, amora, morango, acerola; estas possuem baixo teor de açúcares, e também temos as cítricas, como limão, laranja, tangerina. Quando encontramos nos alimentos boas quantidades de selênio, betacaroteno, resveratrol, licopeno, quercetinina, antocianina, sabemos que o poder antioxidante está presente. Na nutrição esportiva, gosto bastante de planejar o consumo desses alimentos, principalmente no pós treino, afim de minimizar os danos celulares.

A pitanga, por exemplo, em 100g, temos pouquíssimas calorias (40kcal), baixo carboidrato (7g) é fonte de água e fibras e principalmente de Vitamina C. Os compostos fenólicos presentes nessa fruta, podem trazer um efeito protetor para as nossas células, reduzindo o envelhecimento precoce. Existe uma forma super simples de você consumir essas frutas, mesmo que estejam congeladas e que pode estar presente diariamente na sua alimentação!

Quer ver como é fácil? Vou te ensinar a fazer uma geléia caseira, sem adição de açúcar, pra acompanhar um iogurte natural, um queijinho, que você vai amar!

Geleia de Morango caseira sem açúcar

Ingredientes

  • 500g de morangos frescos ou congelados
  • 70g de adoçante (sugiro eritritol ou xilitol)
  • 1 col de sopa de sumo de limão suciliano
  • Raspas de limão

Confira o passo a passo no vídeo!

Leia mais sobre Low Carb com Fernanda Macuco no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Veja também: