Low Carb com Fernanda Macuco

Saúde da mulher na Menopausa: aprenda a fazer um mousse de chocolate para comer sem restrição

Como para a grande maioria, o chocolate é o vilão da dieta, trago uma receita tão simples, que vai parecer mentira! Vamos fazer uma mousse de chocolate sem açúcar, utilizando apenas água e chocolate? Que tal?

Fernanda Macuco
09/05/2022 às 13h05

3 min de leitura
Foto: Acervo Fernanda Macuco

Nosso corpo consome energia, para manter o funcionamento correto dos órgãos, tecidos, e músculos (taxa de metabolismo basal). Então, dependendo de cada pessoa, o número de calorias varia, pois somos seres únicos, com diferentes estruturas. Uma mulher mais alta, e que tenha mais músculos, vai demandar mais energia que outra mais baixa, mais sedentária, por exemplo. 

Fornecemos essa energia ao nosso corpo, através da alimentação, quando ingerimos calorias, por isso é super importante entender que comer aos 20 anos é totalmente diferente de comer aos 40. Quando mais jovem, nosso corpo demanda de muita energia, principalmente quando nos mantemos ativas.

Naturalmente, ao passar dos anos, nossa massa muscular vai reduzindo, e mesmo que aos poucos, isso impacta no nosso gasto energético. Principalmente após os 35 anos, já é possível notar essa diferença, pois o acúmulo de gordura começa a ser mais notório ou a dificuldade para emagrecer/ manter-se no peso, é maior.

Foto: Acervo Fernanda Macuco

Então, enquanto aos 20 anos, comer 2000kcal funcionava, aos 40 anos pode gerar uma sobrecarga. Claro que se manter sempre ativa, fazendo bastante atividade física, ajuda muito a amenizar essa redução do metabolismo. Mas ainda assim, o corpo não é mais o mesmo, pois além da perda de massa muscular, os hormônios estão sofrendo alterações e isso vai impactar.

Através da alimentação e da prática de atividade física, é muito possível retardar a queda no metabolismo. Como nutricionista, não posso deixar de fortalecer a ideia de que a alimentação é a chave de tudo. Entender que a escolha dos alimentos faz a diferença, pode ajudar tanto na prevenção do ganho de peso, quanto no tratamento. Você já não pode comer como antes, é preciso reduzir calorias e qualificar os alimentos.

Comer 1 prato de macarrão ou arroz e feijão na fase adulta inicial já não será tão tranquilo quanto próximo a menopausa. Praticar atividade física com regularidade previne a sarcopenia precoce (perda de massa magra), aumenta o gasto energético, evita o aparecimento de doenças como osteoporose, e promove saúde física e mental.

E como estamos falando de saúde da mulher e para a grande maioria, o chocolate é o vilão da dieta, trago uma receita tão simples, que vai parecer mentira! Vamos fazer uma mousse de chocolate sem açúcar, utilizando apenas água e chocolate? Que tal?

O segredo aqui, é a escolha do chocolate. Vá na versão zero açúcar ou então opte por aqueles com alto teor de cacau, como o 80% por exemplo. Você vai viciar! Pode manter na geladeira por vários dias, congelar, enfim, é muito prático e você pode associar com o consumo de frutas.

Imagina que delícia cortar uns morangos pra acompanhar? Ou até mesmo lascas de coco ou gomos de tangerina? Hummm, deu água na boca! Então vamos à receita!

Mousse de Chocolate
Ingredientes

  • 200g de chocolate 
  • 3/4 de xícara de água fervente
  • Gelo

Você vai precisar de bastante gelo, uma vasilha de alumínio ou inox, e outra maior para colocar o gelo. Um foue ou garfo pra bater bem e fazer a mágica acontecer!

Assista o vídeo completo e aprenda o passo a passo!!

Leia mais sobre Low Carb com Fernanda Macuco no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias

Recomendamos