Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > ópraí wanda chase
Whatsapp Whatsapp
ópraí wanda chase

Esse verão veio para ficar na história

Novos artistas, música do carnaval e mais detalhes do verão baiano que marcam a temporada

Wanda Chase • 19/01/2024 às 9:58 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Em todos os sentidos, Salvador está fervendo, é um calor insuportável, e olha que eu gosto de calor, sou muito solar. Com essa temperatura, dias quentes acima do normal, só dá vontade de passar o dia na praia, curtindo o “marzão“ e se refrescando.


				
					Esse verão veio para ficar na história
Salvador é um dos destinos mais procurados por turistas no verão. Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O mar acalma, alimenta sonhos, amores que se vão e outros que chegam também, mas, é preciso tomar muito cuidado, água não tem cabelo minha gente. Eu, não sei nadar, e nem me atrevo a aventuras. Quem gosta de cerveja toma todas, quem não curte uma geladinha, vai de Coca-Cola, é o meu caso.

Leia mais:

Uma água de coco, uma soda, vai bem, mas para hidratar, água mineral cai bem. Muita água para hidratar e dourar nossos corpos dourados, ou não. O que vale é a nossa “mente“, cabeça boa, planejamentos e realizações, o mar alivia tensões. Cada dia uma novidade, na cidade baixa e na cidade alta. Os turistas chegam ávidos para conhecer essa Salvador da Bahia, com seus encantos e contradições, a Bahia que é vendida e a Bahia real. Há uma invasão pacífica de gente de todos os lugares do mundo.

O Pelourinho é sem dúvida alguma o lugar mais visitado pelos que chegam, as pesquisas revelam isso. Esse verão tá bom demais, comida gostosa, considerada por muitos como afrodisíaca. E é mesmo, já dizia a saudosa Alaíde do Feijão. O Cravinho do terreiro de Jesus, é uma festa de largo que existem mais, um universo masculino é bem verdade. Uma sugestão se beber não dirija, beba com moderação.


				
					Esse verão veio para ficar na história
Um dos segmentos que mais cresce entre viajantes brasileiros é 'Turismo Étnico'. Foto: Reprodução / Canva Pro

Lá se fala de tudo, dos ensaios do Cortejo Afro, o elegantemente sofisticado, os do Olodum que seduz baianos e turistas… sem falar nas atrações dos Largos batizados com nomes dos personagens de Jorge Amado: Tereza Batista, Quincas Berro Dágua, Pedro Arcanjo. Mas deixa pra lá, porque tem roupa na corda, mais uma da Alaíde do Feijão. A cidade está em festa, o que nos gera uma expectativa que o carnaval vai ser bom, vai gerar empregos diretos e indiretos, tem polêmica dos cordeiros tem cinquenta anos do Ilê Aiyê Um detalhe importante, nem tudo se resume a acarajé, abará, cravinho, moqueca e fitinhas do Senhor do Bonfim.

Turistas e nativos devem tomar cuidado, como diz o samba do Ilê, “moça ,segure a bolsa não fique de touca…” Rssss. Os vendedores de fitinhas do Bonfim também. Nossa cidade já está em clima de carnaval. Ah! Vamos tomar a dose de reforço da vacina do COVID. Em Manaus o vírus tá voltando com tudo. É um alerta. Dinheiro circulando na praça, compre sua fantasia pra depois não ficar chorando, se lamentando da vida, como aconteceu na Noite da Beleza Negra.


				
					Esse verão veio para ficar na história
43ª Noite da Beleza Negra. Foto: Edgard de Souza/Ag. Edgard de Souza

Os ingressos foram esgotados em tempo recorde e muita gente ficou do lado de fora. Meus agradecimentos a Elisio Lopes Jr e Zebrinha, dois grandes monstros da arte de comunicar, dialogar com o nosso povo. Eles fecharam um ciclo, foram 10 anos inovando no Ilê. Vamos receber bem os turistas. Que eles saibam que o melhor da Bahia são os baianos. Não tenho nenhuma dúvida.

É a música do Carnaval de Salvador


				
					Esse verão veio para ficar na história
Márcio Victor lançou música com bordão clássico do Carnaval. Foto: Joilson César/ Ag. Picnews

Há anos Marcio Victor criou esse bordão: “essa é a música do carnaval“ , vamos votar minha gente. Isso já gerou muita polêmica no carnaval, todo ano ele faz essa campanha, virou folclore. A frase "a música do carnaval" virou música, uma composição de Ed Nobre, Neto Lins, Xixinho e Nico, é claro, gravada pelo próprio Márcio. Amei saber que o Psirico está com uma agenda estourada.

Ubaque lança novos artistas da Bahia


				
					Esse verão veio para ficar na história
UBAQUE é um projeto comandado idealizado pelos empresários Fabio Almeida e Camila Rebouças. Foto: Divulgação

O time tá formado com Letícia, Rafa Chagas, Tacio Moreira, Dja Luz e Carla Victoria. O trabalho deles já está em todas as plataformas digitais. UBAQUE é um projeto comandado idealizado pelos empresários Fabio Almeida e Camila Rebouças, da Join Entretenimento em parceria com a Macaco Gordo, Marcaco Sessions e a Virgin Music. A consultoria artística tem a assinatura do diretor e roteirista Elisio Lopes Jr.Também baiano Elisio Lopes Jr. Boa sorte nessa nova empreitada.

Imagem ilustrativa da coluna ÓPRAÍ WANDA CHASE
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM ÓPRAÍ WANDA CHASE :

Ver mais em Ópraí Wanda Chase