Estou em êxtase. Passei quatro dias em Maceió participando do IV COPENE - Congresso de Pesquisadores Negros e Negras do Nordeste. Realizamos uma roda de conversa que teve como tema o Legado de Zumbi. Subi a Serra da Barriga com os nossos, os meus, mais uma vez, celebrei o Dia Nacional da Consciência Negra, antecipadamente, consciente que ainda temos muito o que fazer.
Foi um dia histórico. Nos abraçamos, choramos, refletimos sobre a estratégia traçada por nosso herói Zumbi dos Palmares e seus guerreiros, enfrentando os escravocratas. Cada vez que subo a Serra passa um filme na minha cabeça. Como gosto! Amo ser negra, tenho orgulho do meu povo, do que somos, carregando muita gente, abrindo caminhos. Pisamos outra vez o solo sagrado diante de novos desafios.
Leia também:
É preciso entendermos que o Parque de Palmares não pode ser transformado em um parque de diversões, em espaço para piqueniques e shows. O presidente da Fundação Palmares, João Jorge Rodrigues, está atento pra essa nova situação. À organização do IV Copene, meu agradecimento.
Ainda temos muito o que fazer, sabemos de onde viemos e onde queremos chegar. Saí do Congresso energizada, lembrando de muitos que já se foram, entre eles, Abdias do Nascimento, Lélia Gonzales, Willy e Lídia Garcia, Nestor Nascimento, Roman, Joel Rufino dos Santos, Clovis Moura, Tosta Passarinho, Luís Orlando e Hamilton Pereira. Pra encerrar, lembro de versos do poeta baiano José Carlos Limeira: “ por menos que conte a história, não te esqueço meu povo. Se Palmares não vive mais, Faremos Palmares de novo !!!
SALVADOR SEDIA FÓRUM INTERNACIONAL DO MODATIVISMO
A primeira edição do evento vai reunir mulheres negras e de outras etnias, de 20 a 23 de novembro, no Goethe Institut, localizado no Corredor da Vitória, aqui em Salvador. Além disso, há atividades na Facom - Faculdade de Comunicação da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Tem palestrante da Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo, da Nigéria (Lagos), Estados Unidos (Nova York) e Cidade do México. Entre os brasileiros, Goya Lopes e Carol Barreto. Vamos prestigiar.
LANÇADO Ó PAI Ó 2 EM CLIMA DE FESTA
O assunto da semana foi a estreia em Salvador, só para convidados, do filme Ó Paí Ó 2. O longa é esperado com grande expectativa pelo público baiano. Por questões pessoais não fui ao lançamento, mas acompanhei tudo pelas emissoras de TV e cobertura do iBahia e AG/News. Curta! Se você já assistiu, me conte aqui a sua opinião.
Wanda Chase
Wanda Chase
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!