Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > pop bahia
Whatsapp Whatsapp
Pop Bahia

Confira a 2ª parte dos lançamentos do pop em 2023

BaianaSystem, Olodum, Nêssa e Illy estão entre os lançamentos destacados nesta segunda parte dos lançamentos da música baiana de 2023

Marcelo Argôlo • 22/03/2023 às 18:00 • Atualizada em 23/03/2023 às 9:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

				
					Confira a 2ª parte dos lançamentos do pop em 2023
Illy junto com Barro e Felipe Cordeiro; BaianaSystem e Olodum; e Nêssa: destaques do do pop baiano em 2023. Fotos: José de Holanda | Walter Abreu | Bocciaphoto

A cena musical na Bahia está bastante aquecida neste início de 2023, com lançamentos que têm mostrado a diversidade da música produzida no estado. Hoje apresento a segunda parte da lista com os destaques da música pop baiana neste ano até aqui, continuação da lista que foi publicada na semana passada.

Os artistas apresentados aqui são BaianaSystem, nos seus feats com Olodum, Gilsons e Tropkillaz; Nêssa; Illy junto com o paraense Felipe Cordeiro e o pernambucano Barro; Viviane Pitaya; Dani-Vie; Tofallini; XAIUM; e o feat entre Cândido e Heder Novaes. Artistas que estão apresentando uma diversidade de estilos e influências, do afrobeat ao piseiro, e contribuindo para a riqueza musical da cena.

BaianaSystem com Olodum, Gilsons e Tropkillaz

2023 começou a todo vapor para o grupo BaianaSystem, que já apresentou dois lançamentos este ano. O primeiro é um registro do encontro entre a banda e o Olodum no palco do Festival de Verão no show Olodumbaiana, que deve virar álbum com produção do Mestre Buguinha Dub. Para dar um gostinho do que está por vir, o single duplo com as faixas "Duas Cidades" e "Várias Queixas" foi lançado em todas as plataformas digitais e mostra a unidade e sonoridade conquistadas pelos dois grupos.

Logo depois o grupo se juntou à banda Gilsons e ao duo Tropkillaz no lançamento do single Presente. A canção traz uma mensagem que busca sensibilizar e lembrar as coisas importantes depois de tempos difíceis de pandemia. Lançado durante o carnaval, o vocalista Russo Passapusso explica que a música é fundamental para lembrar que o sentimento que rege todas as celebrações é o amor.

Nêssa

Gostosinho foi a aposta da cantora e compositora Nêssa para o verão. A faixa tem um caráter autobiográfico e traz na sonoridade um beat de pagotrap junto com um riff que faz referência à música árabe. Desde 2021, a canção faz parte do repertório dos shows da artista, e agora ganha uma gravação para o público ouvir nas plataformas de streaming. Nêssa começou sua carreira musical em 2018 e é uma das representantes do movimento artístico de busca por uma identidade da música pop afro-brasileira.

Illy com Felipe Cordeiro e Barro

Todo Céu Azul é o single que faz a união entre as cenas da Bahia, Pará e Pernambuco. A cantora baiana Illy se juntou com os cantores Felipe Cordeiro (paraense), e Barro (pernambucano) nesse lançamento que mistura referências do pop brasileiro, piseiro, arrocha e guitarrada paraense, em uma estética synthpop 80. O videoclipe da música foi dirigido por Maria Mango e gravado em Salvador, no bairro de Itapuã. A canção fala sobre um clima de romance tropical dentro de um contexto bem brasileiro, e busca unir as cenas musicais do norte e nordeste do país.

Viviane Pitaya

A cantautora Viviane Pitaya foi uma das seis artistas selecionadas no edital Aceleração Musical LabSonica 2.0 Toca do Bandido, e como resultado da imersão lançou o single The Hole Is More Embaixo. A música foi criada em colaboração com o duo carioca IO Y TE, e nasceu de um briefing de Constança Scofield, mentora de direção artística do estúdio Toca do Bandido. Pitaya descreve a música como uma forma de transformar as dificuldades cotidianas em alegria.

Dani-Vie

Lalá é o terceiro single que prepara para o novo álbum da cantora e compositora baiana Dani-Vie. A música é em homenagem ao Dia de Iemanjá e foi produzida por Barro e Guilherme Assis. A artista apresenta na canção uma atmosfera sonora dançante, quente e solar, com referências ao afrobeat e elementos latinos. A faixa foi composta pela própria Dani-Vie em parceria com Barro e Luiz Gabriel Lopes, e a percussão é de Ícaro Sá.

Tofallini

Natural de Porto Seguro e radicada em Vitória da Conquista, a cantora Tofallini lançou em fevereiro seu primeiro EP, o O Melhor dos Dois Mundos com Modo Avião (single lançado em 2022) e 3 faixas inéditas: Lok4, uma colaboração com a drag queen Guilhotina Guinle; Paz e Fé, com o artista Guigga; e Girassol.

O projeto é uma mistura de pop, hip-hop, MPB e música baiana, abordando dualidade, relações e a leveza do cotidiano. Tofallini, que iniciou sua carreira solo em 2019, traz com o seu trabalho a sonoridade típica dos paredões da sua região do estado para o pop baiano.

XAUIM

O cantor e compositor XAUIM lançou seu novo single intitulado Enquanto o Dólar Não Desce, que apresenta uma mistura de afrobeats, dancehall e brega funk, produzido por Átila Santana e com vocais de Tâmara Pessôa. A música fala sobre o poder da música em nos desconectar dos problemas mundanos e conectar com a frequência do corpo. XAUIM é um artista que mescla a música de matriz africana com beats eletrônicos, buscando harmonia entre as vibrações ancestrais da mata e os circuitos elétricos da cidade.

Cândido e Heder Novaes

Filmado durante a celebração do Dia de Iemanjá, no Rio Vermelho, o videoclipe de Sorria é uma parceria dos artistas Cândido e Heder Novaes. o clipe contém sorrisos de artistas locais e nacionais, além de participantes da festa que ofertaram seus sorrisos de forma espontânea. A canção reflete sobre a falta que o sorriso fez para as relações sociais nas ruas de Salvador durante o período mais intenso da pandemia de Covid-19. A produção musical é assinada por Cândido, que traz como proposta estética a instrumentação tradicional do samba.


				
					Confira a 2ª parte dos lançamentos do pop em 2023
iBahia

Veja também:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM POP BAHIA :

Ver mais em Pop Bahia