Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > colunistas > tabus, tretas e troças com sílvio tudela
Whatsapp Whatsapp
Tabus, Tretas e Troças

Primeira convocação de Dorival Júnior vai romper com o passado?

Torcida espera que a Seleção Brasileira volte a ser forte, competitiva, vencedora e, principalmente, respeitada e identificada com os torcedores

Silvio Tudela • 26/02/2024 às 9:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Por qualquer lente que se olhe, a situação da Seleção Brasileira é a pior em todos os tempos. A história pode começar a mudar com a recente chegada de Rodrigo Caetano, agora em fevereiro, para o cargo de diretor executivo de todas as seleções masculinas e que, teoricamente, terá plenos poderes para comandar a reestruturação em todas as equipes. O cargo estava vago desde o final da última Copa do Mundo e justifica, em parte, os péssimos resultados do ano passado. Os torcedores da equipe verde e amarela aguardam por melhores planejamentos na estrutura do futebol brasileiro, mais profissionalismo dos dirigentes e atletas comprometidos com o time canarinho.


				
					Primeira convocação de Dorival Júnior vai romper com o passado?
Dorival Júnior deve fazer a primeira convocação no dia 1º de março. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Os primeiros sinais já deverão ser vistos em 1º de março, data prevista para o anúncio da primeira convocação de Dorival Júnior para a disputa de amistosos contra as difíceis seleções da Inglaterra e da Espanha. Resta saber se o novo técnico vai manter o que já existe ou vai apostar numa intensa reformulação. A imensa torcida espera modificações consistentes e necessárias para que a Seleção Brasileira volte a ser forte, competitiva, vencedora e, principalmente, respeitada e identificada com os torcedores.

Leia mais:

Houve um tempo em que o país todo parava à espera da convocação dos jogadores que iriam representar a Seleção, mas a desconexão dos atletas com os torcedores - uma vez que a quase imensa maioria joga em clubes do exterior - levou este momento simbólico a uma situação banal e totalmente corriqueira.

Até porque o que sempre interessou mesmo foi a Copa do Mundo e não disputas transversais ou classificatórias. Além dos jogos desta primeira Data FIFA, o primeiro semestre ainda reserva um amistoso contra o México e talvez uma quarta partida antes da disputa da Copa América 2024, primeira competição oficial da equipe sob o comando de Dorival Júnior.


				
					Primeira convocação de Dorival Júnior vai romper com o passado?
Dorival Júnior terá que montar um time para jogar contra a Inglaterra e a Espanha. Foto: Reprodução / Redes Sociais

O novo técnico chega com a missão de apagar os péssimos resultados do ano passado e montar uma equipe competitiva que tenha condições de disputar e conquistar títulos. Em termos de gestão, será preciso desfazer as conhecidas panelinhas, dispensar medalhões e promover uma renovação na equipe com a vinda de jovens talentos. Caberá ainda ao treinador, nesse momento crítico, recolher os cacos da equipe, resgatar com urgência a autoestima dos jogadores e o orgulho de fazer parte do escrete canarinho, recuperar o respeito da camisa verde e amarela pelo mundo e, principalmente, fazer o torcedor voltar a amar a Seleção Brasileira.

Se a tarefa já parece gigantesca quando se olha para o futuro e para a Copa do Mundo de 2026, ela se torna mais desafiadora quando se compara ao passado, pois Dorival Júnior terá que enfrentar a bagunça institucional da CBF e os comportamentos políticos retrógrados e enraizados na gestão; vencer a pressão de empresários de atletas, de patrocinadores e de dirigentes de clubes; desmontar a amadora cultura de improviso e estabelecer um planejamento profissional; além de evidentemente saber lidar com muitas cobranças da torcida e da imprensa. Mas mais que isso, o treinador precisará ressignificar alguns fantasmas do passado que podem assombrá-lo em termos de escolhas, como é o caso de Neymar Júnior, com quem mantém um histórico de polêmicas e conflitos.

Um período para ser esquecido


				
					Primeira convocação de Dorival Júnior vai romper com o passado?
Os torcedores ainda aguardam pela nova estrutura da Seleção a ser criada por Dorival Júnior. Foto: Reprodução / Redes Sociais

Em 2023, o time masculino foi eliminado precocemente em todas as últimas competições que participou e ficou distante de disputar qualquer um dos títulos em jogo. Foi assim com a equipe principal ainda no Mundial do Qatar 2022, quando o time foi derrotado pela Croácia; no Sub-20 quando caiu perante Israel; e no Sub-17 ao sucumbir para a Argentina. Também não conseguiu a classificação e está fora dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 e ocupa um desconfortável 6º lugar nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026.

Entre as mulheres, nada muito diferente, pois o Brasil voltou a ser eliminado na fase de grupos da última Copa do Mundo Feminina depois de 28 anos e ficou na 18ª posição, a pior colocação da Seleção em Mundiais adultos, tanto masculinos quanto femininos.

Imagem ilustrativa da coluna Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TABUS, TRETAS E TROÇAS COM SÍLVIO TUDELA :

Ver mais em Tabus, tretas e troças com Sílvio Tudela