Combate a Fake News

Cursos online ajudam a identificar e combater fake news

Saber identificar uma fake news é o primeiro passo para combater o compartilhamento deste tipo de informação

Especial de Conteúdo

Oferecimento
Saber identificar uma fake news é o primeiro passo para combater o compartilhamento deste tipo de informação. Às vezes,  isso requer um tipo de educação que comumente não é trabalhado na escola ou faculdade. 

De acordo com uma pesquisa da Universidade Stanford, em julho do ano passado, a dificuldade de identificar uma notícia falsa existe até mesmo nos países com melhores índices de escolaridade. O estudo foi feito com 7804 alunos do ensino fundamental, médio e superior dos Estados Unidos e identificou que 40% deles não conseguiu detectar uma notícia como falsa. 

No Brasil, a maioria da população não sabe fazer essa identificação, mas existem cursos online que podem ajudar a melhorar esse cenário. Confira três deles:

- Vaza, falsiane!

O curso gratuito é oferecido por iniciativa de três amigos, jornalistas e professores universitários que se especializaram no mundo das fake news investigando as melhores formas de produzir conteúdo sobre o assunto para um público amplo.


O resulto eles compartilham em dois módulos, que vão testar seus conhecimentos sobre o assunto, passando por temas como o lucro que uma fake news gera, até discussões sobre notícias falsas nas eleições e discurso de ódio. 

- Como se preservar das fake news

O curso é oferecido pelo Portal Educação e promete fazer o aluno entender como funcionam as fake news, a analisar as informações com mais critério e como identificar as notícias falsas, com exemplos práticos.

- Seja Incrível na Internet

Voltado para crianças de sete a 12 anos, o Seja Incrível na Internet, oferecido pelo Google, foi atualizado em 2019 com informações que ajudam no combate a fake news. 


A novidade inclui uma série de atividades como dicas para detectar informações falsas, o que fazer e o que não fazer em caso de encontrar fake news, como ajudar a família a entender a importância do assunto, como identificar URLs falsas, vídeos com orientações e games, entre outras coisas.