Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > comportamento
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Whatsapp Whatsapp
Dia das Mães

Mãe de muitos: conheça história de baiana que teve 10 filhos

Família é fruto de um relacionamento que começou em um samba, em Salvador. Nelma Mendes se tornou mãe aos 20 anos

Nathália Amorim • 12/05/2024 às 7:00 • Atualizada em 12/05/2024 às 12:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Dez filhos. Atualmente, uma família tão grande e para a nova geração, muitas vezes é impensável, mas para a baiana Nelma Mendes, de 57 anos, a quantidade foi um detalhe pequeno diante do amor e da grandeza que é ser mãe.


				
					Mãe de muitos: conheça história de baiana que teve 10 filhos
Nelma Mendes e os 10 filhos. Foto: Acervo Pessoal

Moradora do bairro de Vasco da Gama, em Salvador, os filhos são fruto do relacionamento com Jailton de Jesus Ribeiro, de 54 anos. Os dois, que quando jovens moravam na mesma rua e se conheceram em um samba, construíram uma família ao longo dos quase 40 anos juntos. Mas, a quantidade de filhos não foi algo planejado.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Ao iBahia, Nelma Mendes contou que quando se casou ela tinha o desejo de ter apenas dois filhos, um casal. Mas, as gestações começaram a acontecer. A primeira ocorreu aos 20 anos. Dos 10 filhos, apenas um foi cesárea. E assim vieram:

  • Maiara Mendes - 35 anos
  • Uéberton Mendes - 33 anos
  • Bianca Mendes - 32 anos
  • Jeferson Mendes - 29 anos
  • Bruno Mendes - 27 anos
  • Ana Carolina Mendes - 21 anos
  • Jailton Mendes - 18 anos
  • Cauã Mendes - 17 anos
  • Camile Mendes - 16 anos
  • Maria Clara - 14 anos

Nelma relembra que foram muitas as dificuldades com tantas crianças em casa, e todas com idades próximas. Para se dedicar aos filhos, ela, que é cozinheira, precisou se afastar do trabalho.

"Eu tive que me deixar um pouco, esquecer um pouco de mim para cuidar deles, porque foi muita luta. Deixei de trabalhar para cuidar. Foram muitas dificuldades. Agora que eu digo que estou começando a viver, que eu estou me enxergando mais como Nelma. Que eu estou me vendo mais como mulher, porque eu fiquei muito tempo só cuidando das crianças", contou ao Portal.

O marido chegou a trabalhar em dois lugares para sustentar família, que consumia uma lata de leite por dia e incontáveis fraldas.


				
					Mãe de muitos: conheça história de baiana que teve 10 filhos
Nelma Mendes, de 57 anos, teve 10 filhos com o marido. Foto: Acervo Pessoal

"Muita luta, muita dificuldade, mas graças a Deus estamos vencendo, todo mundo com saúde. Muito leite, muita fralda. Como foi um período muito curto [entre um e outro], então, não parava. Foram muitos anos de luta e muito gasto", continuou.

Nelma conta ainda sobre as enchentes na casa onde viviam, e que por muitas vezes precisaram reconstruir o lar após perder quase tudo na chuva.

"O sufoco que passei com os meninos pequenos e depois ter que correr atrás para poder ter tudo de novo...", relembra.

Mãe de dez filhos

Hoje, apenas quatro filhos moram com ela: Clara, Jailton, Cauã e Camile. Os filhos mais novos. Os outros seis já estão vivendo a própria vida e constituindo família, Inclusive, Nelma já é avó.

Quando a família se reúne nas datas especiais, não falta festa. Inclusive, porque além dos filhos, dos netos, e também de três filhos do marido fruto de outro relacionamento antes de conhecê-la, a casa ainda recebe os amigos.

"Eu nem digo que eu tive 10 filhos, eu digo que tive 50, de tanta gente em minha casa. Mas hoje em dia está mais tranquilo", conta entre risos.

Com 10 filhos para cuidar, Nelma teve o apoio do marido. Ao Portal, ela brincou que Jailton ficou assustado ao ver a quantidade crianças, mas que ele sempre esteve ao lado dela. Agora, com quase todos adultos, é o momento do casal viver a vida.


				
					Mãe de muitos: conheça história de baiana que teve 10 filhos
Nelma Mendes teve a primeira filha aos 20 anos. Foto: Acervo Pessoal

"Assustadão. Ficou muito assustado. Ele colou o tempo todo, esteve do meu lado. Hoje em dia, tanto ele como eu, nós estamos deixando mais os filhos, porque a gente já ensinou, já educou. Agora estamos mais colados com os mais novos", explicou enquanto ria.

Mãe e mulher

Aos 57 anos e após as 10 gestações, Nelma enfim está se reencontrando. Com os filhos criados e mais independentes, ela se sente a vontade para voltar a olhar para si, mas grata pela família que construiu ao longo dos anos.

"Estou feliz. A gente precisa desses momentos, porque antes de ser mãe, já era mulher. Eu precisava reviver isso depois de criar todos. Então, eu me sinto muito feliz e orando, sempre orando pelos meus filhos. Grata por tudo. Porque a gente com saúde, a gente vai à luta. [...] Porque hoje em dia eles todos estão, a maioria, trabalhando. Mas eu passei por muitas dificuldades com eles, que eu achei que não chegaria aqui hoje. Então, hoje me permito dizer que eu sou Nelma, que eu posso viver minha vida, porque estou vendo meus filhos bem", celebra.

Por fim, ela deixa um recado para todas as mães, neste "Dias das Mães":

"Que dê atenção aos filhos, amor, carinho, que eles estão precisando hoje em dia. Ainda mais hoje, com a violência. Que eduque, que estejam sempre juntos dos filhos", finaliza.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COMPORTAMENTO :

Ver mais em Comportamento