Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Como evitar contaminação da Covid-19 nas comidas e embalagens

De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Alimentos, 42,8% deles afirmam nem ao menos higienizar as embalagens

Redação iBahia • 05/03/2021 às 20:03 • Atualizada em 26/08/2022 às 19:18 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!
A higienização dos alimentos, desde a compra até o momento do consumo, deve sempre fazer da sua rotina. Em março completa um ano que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou a pandemia do novo coronavírus e ainda assim, existem pessoas que não limpam os alimentos da forma correta. De acordo com uma pesquisa feita pelo Centro de Pesquisa em Alimentos, 52,3% dos entrevistados higienizam frutas de forma incorreta e, em relação a embalagens, 42,8% deles afirmam nem ao menos higienizar1.
Tassara Moreira, que é coordenadora do curso de nutrição da Unime Lauro de Freitas, separou algumas dicas de como transformar a higienização em hábito constante. Ela também deu orientações de como reduzir os riscos de contágio e disseminação do covid-19 por meio da alimentação.
Dicas de limpeza | Foto: reprodução / Pixabay
Quando e como fazer a limpeza?
A limpeza deve ser feita logo ao chegar do mercado ou da feira fazendo a lavagem das embalagens com água corrente e sabão ou com papel toalha ou pano umedecido em álcool 70%. “Sem dúvida, planejar o que será comprado para diminuir o tempo na rua também é também uma boa estratégia”, explica a nutricionista.
Para começo de conversa, ao sair de casa para comprar os alimentos, é indispensável o uso de máscara. Ao retornar, é preciso lavar com água e sabão todas as embalagens. Frutas e verduras devem ser higienizadas utilizando 1 colher de sopa de hipoclorito para cada 1 litro de água, ficando imersos por 15 minutos e passando por enxague em água corrente.
Como higienizar os alimentos?
Os alimentos consumidos crus, como vegetais folhosos, a orientação é deixá-las de molho, por 15 minutos, em uma solução de água sanitária (uma colher de sopa diluída em um litro de água), e depois lavar em água corrente. O mesmo procedimento deve ser adotado para frutas e verduras que serão consumidas. O cozimento ou fritura elimina os vírus caso estejam presentes no produto ainda cru.
E na hora de servir?
É importante evitar comidas que sejam servidas em forma de petisco, que as mãos são utilizadas diretamente, como em um churrasco. Deixe as comidas cobertas antes de servir. Evite aglomerações próximo da mesa. Se estiver acompanhado quando for montar seu prato, esteja de máscara e com as mãos higienizadas.
As bancadas, pias, louças e demais utensílios devem estar sempre limpos e secos, sem resíduos de alimentos. Se estiver com sintomas de gripe e não puder evitar cozinhar, utilize máscara para manipular os alimentos durante o preparo. Caso tenha suspeita, ou comprovação de covid 19, não deverá manipular os alimentos para outras pessoas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias