Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > notícias
Whatsapp Whatsapp
NOTÍCIAS

Pessoas vacinadas contra a covid-19 podem transmitir o vírus?

Medidas de prevenção, como o uso de máscaras e distanciamento social, precisam ser mantidas mesmo após a vacinação

Redação iBahia • 22/01/2021 às 10:32 • Atualizada em 28/08/2022 às 21:04 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

No início da tarde desta quinta-feira (21), a cidade de Salvador vacinou mais de 8 mil pessoas contra a covid-19 (novo coronavírus), de acordo com os dados fornecidos pelo Vacinômetro criado pela prefeitura da capital baiana. Essas pessoas estão protegidas de casos graves da doença e com menor probabilidade de se contaminar. Mas será que essas pessoas ainda podem transmitir o vírus?

Vale lembrar que a CoronaVac, que é a vacina usada no Brasil até este momento, tem uma eficácia geral de 50,38%, por isso reduz significativamente a chance de um vacinado desenvolver a doença.

Segundo a especialista da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), Ana Karolina Barreto Marinho, ainda não dá para dizer concretamente se essas pessoas deixam de transmitir o vírus para outros.

"Fato é que produzimos anticorpos de defesa, mas não temos dados se a vacina de fato diminuiu a contaminação", explicou ao iBahia, para depois ressaltar. "A princípio, precisamos manter as medidas de prevenção, principalmente o uso de máscara, porque é isso que já é comprovado de diminuir a transmissão do novo coronavírus".

Em relação a própria defesa, vale lembrar também que a vacina é feita em duas doses para que o corpo "se lembre" de produzir os anticorpos de defesa. "Podemos dizer que a imunização contra o coronavírus completa só acontece 15 dias após a aplicação da segunda dose", diz Ana Karolina.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM NOTÍCIAS :

Ver mais em Notícias