Com o início da vacinação no Brasil, grupos prioritários vão ser vacinados contra o novo coronavírus de imediato, a medida em que as doses dos imunizantes estejam disponíveis. De acordo com o estabelecido no plano nacional de imunização, serão diferentes fases para cada grupo. Em Salvador, por exemplo, são quatro fases até o momento, e um cuidado para que não haja fraudes, ou quem "fura a fila".
Apesar desse cuidado, a Secretaria de Saúde de Salvador afirma que não é preciso fazer um cadastramento prévio para ter acesso às doses fornecidas na capital baiana. Os cidadãos também não serão obrigados a apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), conhecido como Cartão do SUS.
Em relação aos próximos passos da vacinação, ou seja, quando ela for liberada para os idosos com mais de 75 anos, que fazem parte da primeira fase do plano elaborado em Salvador, além dos grupos contemplados nas fases seguintes, não há ainda a relação de dias e organização da logística para a população. "As informações sobre os dias de vacinação e locais onde as doses estarão disponíveis serão amplamente divulgadas assim que a nova etapa for deflagrada", informou a secretaria.
Veja mais
-
Coronavírus: quem será vacinado neste período inicial em Salvador?
-
Índia anuncia o envio de mais 10 milhões de doses de vacina para o Brasil em fevereiro
-
Anvisa retira exigência de estudo em fase 3 para pedido de uso emergencial da vacina
-
Cartão do SUS não será obrigatório para se vacinar contra covid-19; entenda
-
Funcionário pode ser demitido por justa causa se não se vacinar; entenda
-
Quem já teve covid-19 pode se vacinar?