Coronavírus

Usa máscaras de pano? Confira dicas para se proteger ainda mais

Modelos precisam se adequar ao rosto e devem ser lavados após cada uso

Redação iBahia (redacao@portalibahia.com.br)

Na pandemia do novo coronavírus, um acessório se tornou indispensável: as máscaras. Seu uso coletivo se provou essencial para a proteção contra a covid-19 e, por isso, surgiram diversos modelos, com variações de formatos e materiais. 

Porém, algumas recomendações devem ser seguidas na hora de usá-las, a fim de garantir uma maior segurança, conforto e proteção. Brenno Faro, CEO da Fashion Masks, separou algumas dicas em relação às máscaras de tecido, modelo comum por sua acessibilidade. Confira: 

  • Troque a máscara a cada 2 horas 

As máscaras de tecido devem ser trocadas a cada 2 horas, pois o tecido fica úmido e perde a sua função de barreira. Quando for necessário sair de casa, o ideal é levar a quantidade de máscaras necessárias para realizar cada troca. Também é recomendado colocar a máscara em um saco plástico até que possa ser realizada a lavagem. 

  • Lave as máscaras entre os usos 

As máscaras de tecido devem ser lavadas com sabão neutro, deixando de molho por, pelo menos, 15 minutos. Após a lavagem, deixe secar naturalmente antes de usar. 

  • Não encoste no tecido da máscara 

Quando for manusear a máscara, não toque no tecido frontal, mesmo que suas mãos estejam limpas. Toque apenas nos elásticos. 

  • Se puder, dê preferência para máscaras com tecidos antivirais 

As máscaras antivirais possuem eficácia contra o coronavírus comprovada em laboratório. O tecido desativa o vírus por conter partículas de sal de prata com poder inibidor do crescimento microbiológico e uma vesícula de gordura (lipossoma) que ajuda a destruir a membrana protetora do coronavírus e, consequentemente, o próprio vírus. Elas são compostas por três camadas de malha 100% algodão, sendo as duas primeiras hidrofóbicas (com repelência à água) e a última camada antiviral. 

  • Escolha modelos que cubram por completo 

As máscaras devem ter um tamanho adequado para cobrir o nariz, boca e queixo e devem se ajustar corretamente ao rosto, de forma que o tecido fique bem rente à pele. É importante lembrar que a máscara não pode ser removida para falar, espirrar, ou usada na testa e pescoço.