Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > cidadania
Whatsapp Whatsapp
Dados SIS 2023

Mais de 49% da população de Salvador se sente insegura em seu bairro

Segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2023, uma a cada duas pessoas em Salvador sente algum nível de insegurança no próprio bairro

Iamany Santos • 06/12/2023 às 11:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Uma a cada duas pessoas com 15 anos ou mais em Salvador relatou sentir algum nível de insegurança no seu bairro, conforme dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2023, pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento, que é feito com base em dados de 2021, pontuou que este grupo corresponde a 49,5% da população da capital baiana.


				
					Mais de 49% da população de Salvador se sente insegura em seu bairro
Uma a cada duas pessoas com 15 anos ou mais em Salvador relatou se sentir algum nível de insegurança no seu bairro. Foto: Rildo de Jesus/TV Bahia

Ainda segundo dados da SIS 2023, 45,4% dos soteropolitanos declarou que se sentiam inseguros, enquanto os outros 4,1% afirmaram se sentir muito inseguros.

Leia mais:

A SIS 2023 também apresentou dados sobre a sensação de insegurança em casa. Na capital baiana, 11,2% da população com 15 anos ou mais disse sentir algum nível de insegurança em casa. Apenas 0,8% do total de pessoas relatou se sentir muito insegura.

Quando se fala da Bahia como um todo, uma a cada quatro pessoas (25,6%) relatou sentir algum tipo insegurança no seu bairro. Outros 23,4% declararam sentir insegurança e 2,2% afirmaram sentir muita insegurança.

Mais de 11,8 milhões de baianos com 15 anos ou mais declararam sentir algum nível de insegurança em casa. O número corresponde a 11,4% da população da Bahia.

Outros 10, 6% das pessoas afirmou que se sentiam inseguras e 0,8% que se sentiam muito inseguras.

A sensação de insegurança quanto aos bairros apresenta uma eleve queda a nível estadual. Na Bahia, uma a cada quatro pessoas (25,6%) relatou sentir algum nível de insegurança no bairro. Apenas 2,2% declarou se sentir muito inseguro.

Cenário nacional

Em todo Brasil, 26,6% das pessoas acima de 15 anos sentiam algum nível de insegurança no seu bairro, enquanto 1,9% afirmaram sentir muita insegurança.

De todas as 27 unidades federativas do Brasil, aqueles onde as pessoas declararam se sentir mais inseguras nos próprios bairros foram Amapá (48,1%), Amazonas (46,0%) e Pará (37,6%). No outro extremo, estavam: Santa Catarina (9,9%), Minas Gerais (18,1%) e Rio Grande do Sul (18,8%).

Ainda segundo a pesquisa, a sensação de insegurança foi notavelmente maior nas capitais do que em todo o estado.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CIDADANIA :

Ver mais em Cidadania