Estão proibidas as tretas entre brasileiros e argentinos. Pelo menos hoje, 30 de novembro, data em que se celebra o Dia da Amizade Brasil-Argentina. A data foi instituída em 2018 por força da Lei 13.664, de maio de 2018 como instrumento simbólico de fortalecimento da relação entre os países.
A criação do Dia da Amizade Brasil-Argentina também tem como pano de fundo histórica rivalidade entre os países, que avançou do futebol e alcançou até mesmo o campo político.
Leia também:
No esporte, por muito tempo, a rivalidade cresceu em torno dos jogadores Pelé e Diego Maradona. Nos últimos tempos, a disputa sobre quem é o melhor ganhou novos rostos: Lionel Messi e Neymar.
Na política, sobretudo nos últimos anos, os países também adotaram lugares antagônicos. Entre 2019 e 2022, as relações comerciais entre os países irmãos foram tensionadas e ameaçadas. Enquanto o Brasil era gerido por Jair Bolsonaro (PL), de extrema direita, a Argentina teve no comando Alberto Fernández, que se autodenomina de esquerda.
Recentemente, a Argentina elegeu o ultradireitista Javier Milei, cujas posturas já foram questionadas pelo atual presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
A lei que institui o Dia da Amizade Brasil-Argentina é composta por apenas dois Artigos, sendo eles:
Art. 1º É instituído o Dia da Amizade Brasil-Argentina, a ser celebrado anualmente em 30 de novembro.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
A legislação foi sancionada pelo então presidente Michel Temer (MDB) e entrou em vigor no dia 14 de maio de 2018.
Mari Leal
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!