Um casal ficou ferido após o desabamento de uma casa na manhã desta quarta-feira (12), no bairro de Cajazeiras II, em Salvador. O incidente ocorreu durante as fortes chuvas que atingem a capital baiana.

O Corpo de Bombeiros informou ao g1 que o caso aconteceu depois que a estrutura do imóvel cedeu. Moradores da região ajudaram no resgate das vítimas, que foram retiradas com vida, com o apoio da Polícia Militar.
Leia também:
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) foi acionada para avaliar as condições do imóvel e o risco de novos deslizamentos na área. Após a análise, o órgão constatou que cinco imóveis estão com risco de desabar e foram interditados. Segundo a Codesal, as famílias afetadas receberão auxílio-aluguel ou auxílio-emergência.
Entre a noite de terça-feira (11) e a manhã de quarta, foram registrados 85 mm de chuva em Salvador, o que representa cerca de 76% da média histórica de novembro, que é de 108,2 mm. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário é resultado da influência do fenômeno La Niña.
A capital baiana está entre as 147 cidades do estado incluídas em alerta do Inmet por risco de chuvas intensas e perigo potencial devido ao acumulado de precipitação.
Em diversos pontos da cidade, houve alagamentos e queda de árvores. No bairro do Barbalho, uma árvore derrubou postes de energia durante a noite de terça-feira, deixando parte da localidade sem luz.

Nesta quarta-feira, a previsão indica pancadas de chuva a qualquer hora, com acúmulo de até 100 mm e rajadas de vento de até 45 km/h.
A Defesa Civil de Salvador (Codesal) reforçou o alerta de continuidade de chuvas moderadas a fortes, com risco de alagamentos e deslizamentos de terra.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) orientou os motoristas a dirigir com cautela na BR-324, devido à baixa visibilidade e à presença de buracos na pista, que aumentam o risco de acidentes.
A recomendação também é evitar ir à praia e não navegar com pequenas embarcações durante o período de instabilidade climática.
Efeito La Niña

O La Niña é um fenômeno natural caracterizado pelo resfriamento das águas superficiais do Oceano Pacífico Equatorial, o que provoca mudanças nos padrões de vento, pressão atmosférica e precipitação em diferentes partes do planeta.
Conforme a meteorologista Cláudia Valéria, do Inmet, a Bahia está sob influência do fenômeno durante a primavera, o que favorece o aumento da nebulosidade e das chuvas.
"Neste momento, essa ocorrência deve se manter até quinta-feira, mas novos episódios de chuva intensa devem ocorrer ainda neste mês, especialmente na segunda quinzena de novembro", explicou a especialista.
A coordenadora do Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), Alana Matos, também alertou para a ocorrência de rajadas de vento fortes, que podem provocar destelhamentos e quedas de galhos.
Confira a previsão do tempo em Salvador até sexta-feira (14):
Quarta-feira (12)
- Nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas;
- Temperaturas: entre 23 °C e 26 °C.
Quinta-feira (13)
- Muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas;
- Temperaturas: entre 22 °C e 27 °C.
Sexta-feira (14)
- Muitas nuvens com chuva isolada;
- Temperaturas: entre 22 °C e 29 °C.
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

