Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Transtornos

Chuva na Bahia: tarde tem alagamentos, trovões e queda de energia

Ilhéus chegou a decretar situação de emergência. Vários bairros de Salvador ficaram sem energia elétrica

Alan Oliveira • 20/12/2023 às 17:35 • Atualizada em 21/12/2023 às 0:38 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A chuva que atinge a Bahia desde a noite de terça-feira (19) segue causando estragos no estado na tarde desta quarta (20). Alagamentos, trovões e quedas de energia estão entre os problemas enfrentados. Confira abaixo:


				
					Chuva na Bahia: tarde tem alagamentos, trovões e queda de energia
Chuva causa transtornos em Salvador. Foto: Alan Oliveira/iBahia

Queda de energia e alagamentos em Salvador

Em Salvador, bairros como Stiep, Graça, Canela, Cidade Baixa, Jardim das Margaridas e Federação foram afetados pela instabilidade no fornecimento de energia. Em Águas Claras, moradores pontuaram que a explosão de um poste deixou o loteamento Condor às escuras.

Leia mais:

Chuva registrada da Federação nesta quarta-feira Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

No Shopping Paralela, houve uma queda no fornecimento de energia e quase tudo ficou apagado. No Salvador Shopping, clientes ficaram presos em um elevador por cerca de 20 minutos. Eles foram socorridos por funcionários do estabelecimento.

Clientes do Salvador Shopping ficaram presos em elevador Vídeo: Reprodução/Redes Sociais

Na Graça, um poste teve explosões. Um vídeo feito por moradores mostra clarões e o barulho. No bairro de Mussurunga, casas ficaram destelhadas com a força do vento.

Árvore caiu na Ladeira da Barra Vídeo: Arquivo pessoal

Em nota, a Neoenergia Coelba informou que reforçou o volume de funcionários em campo para atender os chamados provocados pelas fortes chuvas, associadas a ventos e raios, tanto na capital quanto na Região Metropolitana (RMS). No entanto, a instituição não pontuou quantos e quais são todos os pontos afetados nem a previsão para a retomada dos serviços.

Segundo a concessionária, em diversos pontos da cidade há registros de vegetações e objetos que se chocaram contra a rede elétrica, inclusive danificando postes e componentes elétricos. "Devido às extensões dos danos motivados pelas condições climáticas adversas, a empresa seguirá atuando de maneira ininterrupta até o restabelecimento das ocorrências".

A empresa ressaltou ainda que, para a comunicação em caso de ocorrências relacionadas à rede elétrica, os clientes devem entrar em contato com a distribuidora por meio do número 116.

Na Ladeira da Barra, uma árvore caiu, deixando a pista fechada. O mesmo problema foi registrado na Avenida Contorno, no sentido Comércio, também na Ladeira do Gabriel e em Castelo Branco.

Árvore caiu na Ladeira da Barra Vídeo: Arquivo pessoal
Há ainda pontos de alagamento na Boca do Rio, Stiep, Largo de Roma, Corredor da Vitória e Matatu. Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal), o volume de chuva previsto para todo o mês em Salvador é de 63,4 mm. No entanto, somente na última hora foram acumulados 41,4 mm. Nas últimas 6h, choveu 51,8 mm na cidade.
Alagamento na Boca do Rio nesta quarta-feira Vídeos: Reprodução/Redes sociais
O Elevador Lacerda e o Plano Inclinado Liberdade-Calçada tiveram o funcionamento suspenso. A Travessia Salvador-Mar Grande também foi encerrada mais cedo por recomendação da Capitania dos Portos. O Aeroporto Internacional de Salvador chegou a ficar sem energia elétrica e suspendeu pousos e decolagens temporariamente. Eventos também foram cancelados.
Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Casas foram destelhadas pela força do vento em Mussurunga Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Queda de árvore na Ladeira do Gabriel Vídeo: Reprodução/Redes Sociais
Queda de energia no Shopping Paralela Foto: Reprodução/Redes Sociais

Chuvas no interior

Na cidade de Ilhéus, no sul do estado, a prefeitura decretou situação de emergência, diante dos estragos provocados pela chuva. Equipes atuaram durante todo o dia, em situações como deslizamentos de terra e alagamentos.

Chuva alagou ruas em Vitória da Conquista Vídeos: Reprodução/Redes sociais
Chuva alagou ruas em Maragogipe Foto: Reprodução/Redes Sociais
Água da chuva quase cobriu motocicletas Foto: Reprodução/Redes Sociais

No município de Cândido Sales, que fica no sudoeste baiano, a chuva foi motivo de comemoração para moradores da zona rural. Segundo eles, não chovia forte na região desde julho.

Produtor rural comemorou chuva em Cândido Sales Foto: Reprodução/Redes Sociais
Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo