Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Prejuízos

Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas

Camamu, Alagoinhas, Eunápolis estão na lista de regiões atingidas.

Mayra Lopes • 21/12/2023 às 0:12 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

As chuvas causaram prejuízos não só em Salvador, mas em inúmeras cidades do interior do estado. A cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, foi uma das mais atingidas. A prefeitura decretou situação de emergência nesta quarta-feira (20). Esta é a segunda vez em 2023 que a medida é adotada na cidade.


				
					Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas
Ruas ficaram alagadas em Ilhéus nesta quarta-feira (20). Foto: Reprodução/Redes Sociais

A decisão foi tomada, segundo publicado pelo g1 bahia, em uma reunião emergencial realizada por gestores de diversos órgãos. No ínicio da semana, a Defesa Civil emitiu um alerta. Mas, ainda assim, a região precisou emitir o decreto.

Leia mais:

De acordo com apurações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, choveu cerca de 190 milímetros na cidade, entre terça e esta quarta-feira. A partir de 30 milímetros, a chuva já é considerada forte por especialistas e a média histórica para o mês de dezembro é de 168 milímetros. Confira abaixo a situação em outras regiões.

Jacobina


				
					Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas
Telhado a casa ficou destruído em Jacobina. Foto: Reprodução/TV Bahia

Na região, uma mulher ficou ferida depois que o telhado da residência dela desabou. Por causa da ventania, a estrutura metálica de um apartamento em construção foi arremessada na casa da vítima. Segundo apurações da TV São Francisco, afiliada da Rede Bahia na região, a situação ocorreu no bairro Jacobina 4. A moradora de 55 anos estava sentada no sofá, quando a cobertura caiu.

Ela foi levada por familiares à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município e passou por exames, mas não há detalhes sobre o estado de saúde, nem da gravidade da situação.


				
					Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas
Casa da vítima ficou cheia de entulhos após teto desabar. Foto: Reprodução/TV Bahia

A sala do imóvel ficou tomado por blocos e entulhos, que se espalharam também pela cozinha. O telhado ficou destruído, assim como móveis e eletrodomésticos. O imóvel deverá passar por avaliação de danos estruturais. Ainda não há informações sobre as condições do apartamento em obras.

Além deste caso, a Defesa Civil do município informou que em alguns bairros, choveu granizo. O órgão não detalhou o volume de chuva, mas afirmou que não houve outras pessoas feridas e que não foram registradas outras ocorrências.

Itabuna


				
					Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas
Fortes chuvas causaram estragos em Itabuna, no sul da Bahia. Foto: Reprodução / TV Bahia

Em Itabuna, comerciantes estão entre os mais prejudicados. A estrutura da Feira do São Caetano, por exemplo, cedeu e 15 barracas precisaram ser interditadas. Alguns bairros ficaram com água no joelho em alguns bairros.Camamu

Na cidade de Camamu, choveu mais de 90 milímetros na terça, segundo a prefeitura da cidade. Com o temporal, árvores caíram e estruturas de imóveis e embarcações ficaram danificadas.

Canavieiras

A Defesa Civil de Canavieiras relatou quedas de várias árvores. O acúmulo de mais de 100 milímetros de chuva fez o portal na entrada da cidade desabar. Há ainda registro de alagamentos.

Eunápolis

No extremo sul, em Eunápolis, cinco casas que ficam às margens de um córrego na comunidade da Tangerina foram inundadas. A parede de um dos imóveis cedeu e, por consequência, a estrutura foi condenada.

Porto Seguro

Em Porto Seguro, moradores e turistas se assustaram com as fortes rajadas de vento. A cobertura de uma cabana foi arrancada. Árvores também caíram e um muro desabou na cidade.

Vitória da Conquista


				
					Chuvas provocam grandes estragos em cidades baianas
Temporal causou transtornos em Vitória da Conquista nesta quarta-feira (20). Foto: Redes sociais/ Blog do Sena

No sudoeste, em Vitória da Conquista, um carro foi arrastado pela enxurrada. O motorista precisou da ajuda de bombeiros para ser resgatado. Ele não teve ferimentos. Até o início da noite de quarta, o município tinha registrado 64 milímetros de chuva.Feira de Santana

Moradores da cidade de Feira de Santana ficaram ilhados em bairros como Campo Limpo e Baraúnas. Árvores caíram e há registros de alagamentos.

Alagoinhas

Na cidade de Alagoinhas chove forte desde terça (19). Há registros de tempestades e alagamentos.

Riachão do Jacuípe e Irará

O cenário de chuvas e ventos fortes foi semelhante em outras cidades como Riachão do Jacuípe e Irará, onde casas foram destelhadas.

Conceição do Coité

Em Conceição do Coité, também teve muita chuva. No entanto, na zona rural, os moradores comemoraram o fim da estiagem.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo