Começa nesta quinta-feira (20), mais precisamente às 17h51, a estação mais fria do ano: o inverno. O ano de 2024 não deve ser muito diferente dos anteriores, exceto pelas temperaturas mais baixas em alguns municípios. No caso da Bahia, algumas cidades podem registrar menos de 10 °C.
Segundo a meteorologista Cláudia Valéria, uma elevada amplitude térmica deve atingir áreas da região Centro-Oeste, devido à diminuição das chuvas e baixa umidade relativa do ar. Ou seja, isso vai fazer com que as madrugadas e noites sejam de baixas temperaturas e os dias mais quentes. Os dados são do prognóstico trimestral referente aos meses de junho a agosto deste ano, feito pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Leia mais:
"Das regiões Centro-Oeste, já é um período que começa a secar. Ou seja, a gente já tem até umidade mais baixa, ausência de chuvas. Essa condição persiste. Ainda não é o pior momento, o momento mais seco da região Centro-Oeste, porque isso ocorre mais lá para setembro, mas durante o inverno já é uma condição mais seca, o que por essa ausência de chuvas e baixa umidade relativa do ar acaba evidenciando uma elevada amplitude térmica nessas áreas, temperaturas muito baixas durante a madrugada e início dia, justamente porque o inverno é o nosso período mais frio, e temperaturas altas à tarde", explica.
Leia mais em:
- Cidades baianas devem ter temperaturas abaixo dos 10 graus no inverno
- Abaixo de 11°C: conheça as cidades mais frias da Bahia
Ainda segundo a especialista, uma das características do inverno é justamente evidenciar as diferenças entre as temperaturas mínima e máxima na maior parte do estado. De acordo com a previsão do Inmet, algumas cidades baianas podem ter temperaturas negativas.
"O que temos de diferencial são as temperaturas mais baixas em todo o estado e nas regiões serranas, no oeste do estado, principalmente em regiões como Luís Eduardo Magalhães, Vitória da Conquista, Piatã. Comumente a gente tem, durante esta estação, alguns dias específicos em que essa temperatura fica, inclusive, abaixo de 10 graus. Isso é recorrente. Todos os anos a gente tem características do inverno nessas regiões e essas temperaturas mais baixas", salienta, em entrevista ao Portal.
Em Salvador, as temperaturas também devem ficar agradáveis. Segundo o Centro de Monitoramento de Alerta e Alarme da Defesa Civil de Salvador (Cemadec), a estação deve manter as características já conhecidas na capital baiana, com noites mais frias e dias mais amenos a quentes.
Chuvas no inverno
Depois de um mês de abril chuvoso e atípico para o período e um mês de maio até então inconstante, surge a dúvida: no inverno, o "cacau" vai continuar caindo no estado? Segundo Cláudia Valéria, há a continuidade das chuvas pelo menos até o fim do mês de julho, com certa frequência e mais localização na faixa leste do estado e na faixa litorânea.
"A chuva não é de grande intensidade. É essa chuvinha chata, persistente, aqueles dias nublados, mas sempre intercalando com ocorrências de sol. Ocorre uma redução das chuvas, porque o nosso período chuvoso é outono e não inverno. Ela se estende um pouco no início do inverno, mas já com característica de ir reduzindo ao longo dos meses", destacou.
No caso de Salvador, é esperada uma incidência menor de chuvas na região, mas também não está descartada a ocorrência de chuvas significativas em algum momento.