Com previsão de chuvas fracas e moderadas, esta quarta-feira (10) amanheceu mais uma vez com o tempo nublado em Salvador. Segundo a prefeitura da capital baiana, mais de 2 mil pessoas foram afetadas pela chuva e estão recebendo abrigo ou estão cadastradas para receber o auxílio aluguel social.
Esse quantitativo leva em consideração pessoas afetadas antes das chuvas que atingiram Salvador nesta primeira semana de abril. Apesar disso, o processo para que os afetados desta semana tenham acesso auxílio disponibilizado pela gestão municipal é o mesmo.
Leia também:
Para se cadastrar, a pessoa que mora em área de risco deve ligar para o 199, da Defesa Civil de Salvador (Codesal), e seguir as orientações do órgão. Para quem mora fora de áreas de risco o procedimento é o mesmo e o órgão irá realizar uma avaliação da situação.
O aluguel social é direcionado para famílias que tiveram perdas devido a chuva, como eletrodomésticos e móveis.
Ainda segundo a prefeitura, apenas nesses primeiros dias de abril já choveram 454 milímetros, sendo 175 deles apenas em duas horas. O esperado era que o mês terminasse com 285 milímetros de chuva.
Cerca de 1.040 áreas de Salvador são consideradas de risco e 507 delas já receberam ações da prefeitura. As mais de 2 mil pessoas cadastradas devem receber o auxílio até que a prefeitura destine uma moradia definitiva para as pessoas desabrigadas ou construa encostas para que elas possam retornar para as casas.
Mais de 120 pessoas estão em abrigos devido a chuva
Segundo informações da prefeitura, 126 cidadãos foram acolhidos em Unidades de Acolhimento Provisório para Adultos e Famílias Desalojadas e/ou Desabrigadas, como são chamadas as unidades de ensino usadas na operação.
São 13 unidades disponíveis, mas apenas 8 estão acolhendo as famílias. Elas estão divididas da seguinte forma:
- 43 pessoas na Baixa do Cacau
- 32 na Voluntários da Pátria
- 16 na Moscou
- 14 na Irmã Dulce
- 13 na Mangabeira
- 4 no Bom Juá
- 3 na Bosque Real
- 1 na Mangueira/ Olaria
A gestão destaca que as equipes da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) seguem de prontidão em outras cinco localidades em áreas de risco, para assegurar alojamento imediato à população que venha a necessitar.
Iamany Santos
Iamany Santos
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!