Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > tempo
Whatsapp Whatsapp
Com Thaic Carvalho

Previsão do tempo: semana começa com diminuição de chuva na Bahia

Em Salvador, o sol só aparece a partir da quarta (10)

Thaic Carvalho • 07/01/2024 às 8:39 • Atualizada em 07/01/2024 às 9:54 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A partir deste domingo (07), a Zona de Convergência do Atlântico Sul, conhecida como ZCAS, começa a se desconfigurar. A ZCAS é um dos principais sistemas do verão responsáveis pelas chuvas e essa foi a primeira ZCAS do período chuvoso, que se atrasou um pouco por conta do El Niño. O fenômeno era para ter se formado no final da primavera.


				
					Previsão do tempo: semana começa com diminuição de chuva na Bahia
Em Salvador, o sol só aparece a partir da quarta (10). Foto: iBahia

A ZCAS se forma quando uma frente fria, associada a outros sistemas, forma uma faixa contínua de nuvens da região amazônica até o Oceano Atlântico, passando pela Bahia. Por isso, a semana passada foi de chuva intensa em várias regiões. O município de Barra, no oeste do estado, chegou a acumular 103 mm em 24 horas. O local foi onde mais choveu em todo Brasil.

Leia mais:

Mas a partir de quarta-feira (10), o sol volta a predominar em toda Bahia e o calor de verão também. As temperaturas devem ficar bem elevadas principalmente no nordeste da Bahia: cidades como Queimadas, Rbeira do Amparo, Euclides da Cunha devem registrar 39°C e tempo seco.

Na segunda (08), os volumes de chuva devem diminuir em todo estado, mas ainda podem ter pancadas rápidas de chuva no extremo sul, sul, sudoeste, oeste e Chapada Diamantina.

Como fica Salvador?

Em Salvador, a partir de quarta-feira (10), o predomínio é de céu bem claro e poucas chances de chuva. Inclusive na quinta-feira (11), quando acontece a lavagem do Bonfim, o predomínio é de sol com temperatura máxima chegando a 30°C.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TEMPO :

Ver mais em Tempo