A semana começa com alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar para grande parte da Bahia. Apenas o litoral está fora do alerta. Alerta amarelo significa que a umidade pode ficar entre 20% e 30%, lembrando que o ideal para nossa saúde, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é que fique em torno de 60%. A secura no ar pode provocar risco de queimadas.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), as cidades mais secas da Bahia no último fim de semana foram Santa Rita de Cássia com 17% e Ibotirama com 19%. O oeste da Bahia e o Vale do São Francisco realmente estão muito secos e para essa semana não tem previsão de chuva volumosa. Até o próximo domingo (17), o predomínio é de tempo firme nessas regiões, com temperaturas máximas passando dos 35°C.
Leia também:
No norte da Bahia, região nordeste e sisal, a previsão é parecida com tempo seco e quente. Há ainda baixa umidade relativa do ar. Em Remanso, por exemplo, essa semana pode fazer 35°C na quarta-feira (13) e a sensação térmica chegar a 37°C.
O alerta de baixa umidade e risco de incêndios florestais também vale para Chapada Diamantina. Na Chapada, os dias até podem começar nublados, mas não tem previsão de chuva volumosa.
O relevo da Chapada acaba dificultando a entrada de nuvens carregadas, além disso o fenômeno El Niño segue atuando. E por falar nele, recentemente a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos EUA, um dos principais órgãos que estuda o El Niño, divulgou um relatório caracterizando o fenômeno como muito forte. Essa semana em Palmeiras, por exemplo, a temperatura pode chegar a 33°C.
No Recôncavo e em Feira de Santana, o predomínio também é de sol e calor. Na princesa do sertão, as temperaturas chegam a 34°C. Na sexta (15) pode ficar um pouco mais nublado.
No litoral da Bahia (do extremo sul ao litoral norte), a previsão é de chuva passageira no começo da manhã. Não tem previsão de chegada de frente fria, nem de temporais. Em Salvador, a semana começa com sol entre nuvens e máxima de 30°C.
Thaic Carvalho
Thaic Carvalho
Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!