Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano > transportes
Whatsapp Whatsapp
Mobilidade

Ciclovias, pista de skate, ligação com o metrô: tudo sobre o novo VLT

Aviso de licitação foi divulgação na edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da Bahia

Mari Leal • 27/12/2023 às 7:59 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

A edição desta quarta-feira (27) do Diário Oficial da Bahia divulga o aviso de licitação para contratação de empresas para a implantação do VLT de Salvador e Região Metropolitana, trechos Ilha de São João – Calçada; Paripe - Águas Claras e Águas Claras – Piatã. O documento também informa a criação de uma comissão especial para acompanhar o processo.


				
					Ciclovias, pista de skate, ligação com o metrô: tudo sobre o novo VLT
Informação foi adiantada pelo gestor estadual em encontro com imprensa na manhã desta terça-feira (26). Foto: Divulgação / Skyrail Bahia

A nova proposta do VLT substitui o projeto de VLT do Subúrbio, proposto pelo Governo da Bahia para substituir os antigos trens.

Leia mais:

O rompimento com a empresa chinesa Skayrail aconteceu em agosto deste ano, após a Procuradoria Geral do Estado da Bahia (PGE-BA) apontar a rescisão como saída diante da urgência de solução para a continuidade da implantação do sistema de transporte. Diversas irregularidades foram apontadas pelo órgão, a exemplo da mudança do projeto inicial.

Os trens do subúrbio foram desativados há dois anos para a instalação do VLT na região. No entanto, as obras não avançaram. Atualmente, os moradores contam apenas com os ônibus e micro-ônibus que circulam nessa área da cidade, já que o metrô ainda não chega na região.

Conforme a publicação no DOE, a sessão pública de recebimento das propostas por parte dos interessados acontecerá no dia 12 de março.

Como será o novo VLT de Salvador

O VLT de Salvador terá pouco mais de 36 km de extensão, divido em três trechos. O projeto inclui ainda requalificações, construção de ciclovias, pista de skate e mais.

A autorização da licitação ocorreu nesta terça-feira (26), assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues. O Investimento inicial estimado pela gestão é de R$ 3,6 bilhões.

Veja detalhes:

Lote 1: De Ilha de São João, em Simões Filho (RMS), até a Calçada, em Salvador, com 16,66 km de extensão – via permanente com 17 paradas, recuperação de túneis, revitalização da Ponte São João;

Lote 2: De Paripe a Águas Claras, com 9,2 km de extensão – construção de via permanente com oito paradas, urbanização com iluminação LED, praças de conveniência, pista de skate, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas;

Lote 3: De Águas Claras a Piatã, com 10,5 km de extensão – via permanente com nove paradas, urbanização com iluminação LED, ciclovias e interligação com o Sistema Metroviário Salvador-Lauro de Freitas.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM TRANSPORTES :

Ver mais em Transportes