Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > cotidiano
Whatsapp Whatsapp
Programe-se

Veja o que abre e o que fecha em Salvador e RMS no dia 8 de dezembro

Por conta do feriado, serviços, shoppings e espaços de lazer tiveram os horários de funcionamento alterados

Mayra Lopes • 06/12/2023 às 6:00 • Atualizada em 08/12/2023 às 12:45 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Por conta do feriado do dia 8 de dezembro, que homenageia Nossa Senhora da Conceição, padroeira da Bahia, o funcionamento de serviços, shoppings e espaços de lazer foi alterado em Salvador. Há cidades da Região Metropolitana que também foram afetadas. Veja o que abre e fecha no período de sexta (8) até domingo (10).


				
					Veja o que abre e o que fecha em Salvador e RMS no dia 8 de dezembro
Shopping da Bahia terá funcionamento normal. Foto: Divulgação / Shopping da Bahia - Allos

Shoppings

Leia mais:

Shopping da Bahia

No Shopping da Bahia, o horário de funcionamento das lojas, quiosques e praça de alimentação segue normal, das 9h às 22h.

A programação do cinema está disponível no site: www.ucicinemas.com.br

Shopping Piedade

Nesta sexta-feira (8), o Shopping Piedade tem horário de funcionamento diferenciado. As lojas e operações de alimentação estarão abertas das 10h às 18h. A clínica Seta funcionará das 7h às 12h, e a academia Smart Fit das 8h às 17h. A Caixa Econômica estará fechada. O shopping volta a funcionar normalmente na sábado (9), da 9h às 20h.

Shopping Bela Vista

O Shopping Bela Vista funcionará em horário normal na sexta (8), das 9h às 22h. O SAC, academia Alpha Fitness, Centro Médico Bela Vista e Cinema Cineflix funcionarão em horários independentes, que poderão ser consultados nos respectivos sites.

Shopping Center Lapa

O Shopping Center Lapa informa que o horário de funcionamento será alterado. Todas as lojas e quiosques funcionarão das 11h às 19h. A Praça de Alimentação e o Cine Imperial abrem das 11h às 19h. O projeto Som na Praça acontece mais cedo, sob os comandos de Ely Ribeiro, das 16h às 18h. Neste dia, o estacionamento aos clientes será gratuito.

Parque Shopping Bahia

Parque Shopping Bahia informa que o funcionamento não será alterado. O centro de compras ficará aberto das 10h às 22h.

Salvador Shopping e Salvador Norte

O Salvador Shopping e o Salvador Norte Shopping funcionam normalmente das 9h às 22h, na próxima sexta-feira, 08 de dezembro, Dia de Nossa Senhora Aparecida.

Shopping Barra

Na sexta (8), o Shopping Barra funcionará normalmente, das 9h às 22h. Os clientes poderão aproveitar ainda para conhecer a Vila Natalina, que fica localizada no L4 Norte, ao lado do cinema.

A praça de alimentação/fast food funcionará das 09h às 22h. Já o Barra Gourmet, Madero, Mamma Jamma e Tortarelli funcionam partir das 12h. Para o cinema, consulte a programação no site oficial.

Shopping Itaigara

O Shopping Itaigara abrirá, com funcionamento especial, no Dia de Nossa Senhora da Conceição da Praia. As lojas e restaurantes funcionarão das 10h às 18h. Os clientes ainda poderão aproveitar para conhecer a decoração natalina. O show do grupo 'Os Andrades' na Praça de Alimentação será a partir das 13h.

O Super Bompreço funciona das 7h às 18h. Os bancos estarão fechados e o atendimento do Subway será por delivery (via iFood).

Shopping Paseo

O Shopping Paseo informa que terá o seu horário de funcionamento alterado no feriado. As lojas e quiosques funcionarão das 12h às 20h. Já os restaurantes irão abrir as portas a partir das 12h. Na mesma data, o Paseo também estará realizando a segunda edição do Bailinho do Noel, proporcionando muita diversão para a garotada a partir das 14h30. A entrada é gratuita.

  • Programação do Cine Daten Paseo: conferir no site
  • Academia Alpha Fitness: conferir horário no site
  • Ebateca: consultar programação no Instagram

Shopping Paralela

O Shopping Paralela terá funcionamento normal, das 09h às 22h, no feriado de Nossa Senhora da Conceição da Praia (08).

Shopping Vitória Boulevard

O horário de funcionamento do Shopping Vitória Boulevard sofrerá alterações. No Térreo vão funcionar a Drogaria São Paulo, das 7h às 22h, a RedeMix, das 6h30 às 21h e a Lavanderia Lav Pop da 8h às 14 horas. No Piso L1, a Praça de Alimentação funciona das 12h às 19 horas. E no Piso L2 também estarão abertas as Lojas e quiosques, das 12h às 19 horas.

No Piso L4, a Alpha Fitness funciona das 9h às 13 horas, e a loja Track & Field e a abrem das 07 às 21 horas. Estarão fechados a Mon Petit Pet Shop, no G2, o BTG Pactual e o Instituto Enso, no L3.

Lazer

Museu Geológico da Bahia (MGB)

O Museu Geológico da Bahia (MGB) e o Centro Gemológico da Bahia (CGB), órgãos administrados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômica (SDE), estarão fechados na sexta-feira (8). No sábado (9), o MGB volta ao funcionamento normal.

No sábado (9) e domingo (19), o museu terá funcionamento normal, das 13h às 17h. De terça a sexta-feira, o horário é sempre das 13h às 18h. O espaço também trabalha com visita pedagógica, voltada para grupos acima de 15 pessoas, devendo ser agendada previamente através do telefone (71) 3336-3498 e do e-mail.

Feiras

A Central de Abastecimento de Salvador (Ceasa) funcionará normalmente, já os mercados do Rio Vermelho, Ogunjá, Paripe e Sete Portas terão horários especiais. Confira abaixo:

  • Ceasa: funcionamento normal, aberta das 3h às 17h
  • Mercado de Paripe: aberto das 5h às 14h
  • Mercado do Ogunjá: aberto das 6h às 14h
  • Sete Portas: aberto das 6h às 14h
  • Mercado do Rio Vermelho: Boxes: 07h às 14h / Praça de alimentação: 07h às 16h

Transporte

Metrô

A CCR Metrô Bahia informa que o Sistema Metroviário Salvador e Lauro de Freitas irá operar em horário normal na sexta-feira (08), das 5h à meia-noite.

Ônibus

A Secretaria de Mobilidade (Semob), irá promover a alteração de itinerário em algumas linhas de ônibus que trafegam pela Avenida da França com destino ao Campo Grande e que utilizam a Avenida Lafayete Coutinho. Além disso, agentes da Semob irão monitorar as alterações do transporte na região.

A frota de ônibus, por sua vez, irá operar de forma reduzida, com atenção especial às linhas que atendem localidades em que haverá maior fluxo, como a orla da cidade. Ao todo, 21 ônibus da frota reguladora estarão disponíveis para atuarem na Operação Praia, distribuídos nos principais pontos de fluxo de passageiros. O BRT vai operar com frota de feriado, das 5h às 23h10.

Elevadores e Travessias

O Elevador Lacerda vai operar em seu horário habitual, das 7h às 22h, e o Taboão das 7h15 às 17h15. A Travessia Ribeira-Plataforma funcionará das 7h às 19h.

Saúde

Hemoba

A Hemoba funcionará em horário especial no dia 08 de dezembro. Na capital baiana, a sede da Fundação, na Avenida Vasco da Gama, atenderá os doadores na sexta (08) e sábado (09), das 7h30 às 16h30. As demais unidades estarão fechadas.

Já as unidades móveis de coleta (Hemóvel) prestarão atendimento no Salvador Shopping, nos dias 08 e 09, das 8h às 17h, e no Supermercado Assaí Atacadista, em Lauro de Freitas, das 8h30 às16h, apenas na sexta-feira (08). No interior do estado, funcionarão no horário habitual. Para informações, consulte o site da Hemoba.

Postos de saúde, UPAs e SAMU

As unidades municipais de Pronto Atendimento (UPAs) funcionam ininterruptamente, 24h por dia. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) funciona ininterruptamente, 24h por dia. Os serviços do Saúde nos Bairros - em Campinas de Pirajá e nas Sete Portas -, não abrirão na sexta (8), voltando a funcionar normalmente no sábado (9), das 7h às 17h.

Supermercados

Assaí

As lojas na capital baiana e do interior estarão abertas para receber os clientes.

Lojas de Salvador:

ASSAÍ CIDADE BAIXA (CALÇADA) Das 7h às 23h

ASSAÍ GOLF CLUB (JARDIM CAJAZEIRAS) Das 7h às 23h

ASSAÍ PARIPE Das 7h às 23h

ASSAÍ MUSSURUNGA Das 7h às 23h

ASSAÍ BARRIS Das 7h às 23h

ASSAÍ CABULA Das 7h às 23h

ASSAÍ VASCO DA GAMA Das 7h às 23h

ASSAÍ RÓTULA DO ABACAXI Das 7h às 23h

ASSAÍ PARALELA Das 7h às 23h

Lojas do Interior:

ASSAÍ LAURO DE FREITAS Das 7h às 23h

ASSAÍ CAMAÇARI Das 7h às 23h

ASSAÍ FEIRA DE SANTANA Das 7h às 23h

ASSAÍ TOMBA Das 7h às 23h

ASSAÍ PAULO AFONSO Das 7h às 23h

ASSAÍ SERRINHA Das 7h às 23h

ASSAÍ JUAZEIRO Das 7h às 23h

ASSAÍ VITÓRIA DA CONQUISTA Das 7h às 23h

ASSAÍ JEQUIÉ Das 7h às 23h

ASSAÍ GUANAMBI Das 7h às 23h

ASSAÍ ILHÉUS Das 7h às 23h

ASSAÍ SENHOR DO BONFIM Das 7h às 23h

ASSAÍ ITAPETINGA Das 7h às 23h

ASSAÍ BARREIRAS Das 7h às 23h

ASSAÍ TEIXEIRA DE FREITAS Das 7h às 23h

Serviços

Home Center Ferreira Costa

O Home Center Ferreira Costa terá funcionamento normal, das 8h às 21h.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA)

Secretarias e cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) terão expediente suspenso na sexta-feira (8). Os prazos processuais, que se iniciam ou se encerram nessa data, serão prorrogados para o próximo dia útil, segunda-feira (11).

Apesar da interrupção no atendimento presencial, os cidadãos podem continuar a utilizar os serviços eleitorais por meio do site do TRE-BA. No site, é possível realizar solicitações como alistamento eleitoral, emissão da segunda via do título, consulta da situação cadastral, obtenção de certidões e pagamento de multas. Para acessar esses serviços on-line, basta seguir o menu principal: Serviços Eleitorais > Serviços Online > Autoatendimento do Eleitor.

Rede SAC - Os postos da Justiça Eleitoral localizados nas unidades da rede do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) seguirão horários específicos, estabelecidos pela Secretaria de Administração do Estado da Bahia (Saeb). Os postos em funcionamento na rede SAC abrangem a capital e a Região Metropolitana (SACs Barra, Cajazeiras, Comércio, Periperi, Camaçari e Lauro de Freitas) e o interior do estado (SACs Barreiras, Conquista II, Eunápolis, Feira I, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Jacobina, Juazeiro, Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus e Teixeira de Freitas).

Serviços Municipais

O expediente nas repartições públicas da Prefeitura de Salvador estará suspenso durante o feriado, retornando o funcionamento normal na segunda-feira (11). No entanto, os serviços essenciais como ordenamento de trânsito e transporte, atendimento em saúde e proteção ao patrimônio público seguem funcionando neste período. Confira:

Limpeza urbana – A Empresa de Limpeza de Salvador (Limpurb) manterá uma equipe de serviços complementares atuando a partir das 22h, na região do Comércio, logo após os festejos de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Na ocasião, o órgão contará com o apoio de caminhões-pipa e compactadores para realização dos serviços de coleta e lavagem das vias. O público contará com 40 banheiros químicos, localizados na Avenida Lafayete Coutinho (Contorno), Largo do Mercado Modelo e na Ladeira da Conceição da Praia.

Fiscalização - A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai intensificar a fiscalização no feriado, em regime de plantão, com o objetivo de garantir a regularidade dos estabelecimentos comerciais e eventos realizados em Salvador. O órgão também realiza operações de combate à poluição sonora, publicidade e construção irregular. As denúncias de poluição sonora devem ser feitas através do Fala Salvador 156 ou pelo Aplicativo Sonora Salvador. Na sexta-feira (8), o atendimento presencial está suspenso.

Manutenção - O setor administrativo da Secretaria de Manutenção (Seman) não funciona durante o feriado. A pasta manterá equipes de plantão para os serviços em áreas verdes e drenagem. Os serviços de tapa buraco não funcionam no feriado, mas as equipes estarão em ação no sábado (9) e domingo (10).

Trânsito – Durante o feriadão de Nossa Senhora da Conceição da Praia, os agentes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) atuarão normalmente nas ruas, atentos para agir imediatamente em casos de obstruções e outras intercorrências no trânsito. O Núcleo de Operação Assistida (NOA) também monitora o tráfego 24h durante todo o período, por meio das câmeras de videomonitoramento, auxiliando as equipes que estarão em rondas. As blitze de Lei Seca também serão realizadas normalmente durante o período.

O cidadão pode manter contato com a Superintendência por meio do aplicativo NOA Cidadão, ou pelo Fala Salvador, número 156. Os setores de atendimento ao público, para serviços como defesa, recurso e credenciais especiais, por exemplo, não funcionam nem na sexta-feira (8), retornando ao pleno funcionamento na segunda-feira (11). Os setores de liberação de veículos custodiados não funcionam no dia do feriado (8), mas funcionam normalmente no sábado (9) – das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Prefeituras-Bairro – As Prefeituras-Bairro estarão fechadas durante a sexta-feira (8). O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Defesa do Consumidor - A Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), estará fechada na sexta-feira (8), retomando atividades a partir de segunda-feira (11).

Simm e SAC do Empreendedor – O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) e o SAC do Empreendedor só reabrem às 8h da segunda-feira (11).

Educação – As aulas na rede municipal de ensino foram suspensas. O atendimento será retomado às 8h da segunda-feira (11).

Defesa Civil – A Defesa Civil de Salvador (Codesal) funciona ininterruptamente, em regime de plantão 24 horas, para atender às solicitações. Em caso de risco de queda de árvore, deslizamento de terra, alagamento de imóvel e desabamentos, entre outras ocorrências, a população deve entrar em contato com a Codesal, de forma gratuita, pelo telefone 199.

Guarda Civil – A instituição atuará na manutenção das atividades de patrulhamento preventivo na cidade, na proteção de equipamentos públicos e no apoio aos órgãos públicos, a exemplo das blitze de trânsito Proteja a Vida.

Mercados e feiras municipais – Durante o feriado, os mercados municipais e feiras funcionam das 6h às 14h. No sábado, o funcionamento será das 6h às 18h. No domingo, os mercados funcionarão das 6h às 14h.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM COTIDIANO :

Ver mais em Cotidiano