Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > casa e decoração
Whatsapp Whatsapp
CASA E DECORAÇÃO

Casa ou apartamento? Saiba qual a melhor opção para você

“Ter em mente o que se busca é fundamental”, enfatiza a arquiteta Paula

Redação iBahia • 20/09/2020 às 15:22 • Atualizada em 27/08/2022 às 11:21 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Quer ter seu próprio cantinho, mas não sabe se é melhor uma casa ou um apartamento? A arquiteta Danielle Dantas, sócia de Paula Passos no escritório Dantas & Passos Arquitetura, listaram os prós e contras de cada tipo de morada. O primeiro passo é analisar as necessidades do morador ou da família como um todo, conforme o estilo de vida. “Ter em mente o que se busca é fundamental”, enfatiza Paula.

Além do tipo de edificação, também é necessário avaliar aspectos que englobam o entorno como os serviços oferecidos pelo bairro, o perfil da rua (calma ou muito movimentada), bem como mensurar distâncias para chegar ao trabalho e levar as crianças ao colégio.

Outro exemplo elencado pelas arquitetas está relacionado ao seguir regras. Em apartamentos, a atenção com temas sobre silêncio e convivência com vizinhos acabam se tornando ainda maior. “Paciência, bom relacionamento e tolerância são requisitos fundamentais”, relata Paula.

Projeto: Dantas & Passos Arquitetura |Foto: Maura Mello

Raio X - morar em casa

Ao escolher por uma casa, liberdade, privacidade e tranquilidade com a não ocorrência de barulhos de vizinhos do andar superior arrastando móveis fora de horário, o toc toc do salto e música com volume alto são certezas. Além disso, a possibilidade de criar animais com mais conforto, cultivar plantas (o prazer de mexer na terra do quintal) e ter um espaço mais amplo para quem adora receber convidados em casa são atrativos que apenas as residências oferecem em plenitude. Além disso, morar em casa também possibilita um maior controle das despesas da família, já que não existe o custo mensal do condomínio.

No contraponto, a segurança é a primeira das desvantagens de morar em casa. Por não existir a estrutura de vigilância de um edifício, faz-se primordial destinar um valor considerável para a instalação de cerca elétrica, bem como sistemas de alarmes e vigilância. A limpeza de área externa e garagem também podem ser consideradas pontos negativos, já que em apartamento o condomínio é incumbido pelos cuidados da parte interna.

Pensando no dia a dia, habitar em uma casa implica também em comprar botijões de gás, já que muitas não contam com o sistema de gás encanado existente nos prédios. E para as famílias que ficam ausente durante todo o dia, o fato de não haver uma portaria pode dificultar o recebimento de encomendas.

Raio X - morar em apartamento

O morar em apartamentos implica em considerar a praticidade e segurança em função dos muros altos, controle de portaria e todo sistema de monitoramento adotado pelos edifícios. O lazer também é um tema que agrega, já que o conceito mais atual dos empreendimentos prevê uma ampla estrutura, semelhante aos clubes, que comporta por área gourmet, salão de festas, quadras, playgrounds, saunas, academias e piscinas (inclusive aquecidas).

Para quem viaja muito, ou passa o dia todo fora de casa, a aquisição de um apartamento promove a confiança de um lar sem o mesmo risco de assaltos que as casas estão submetidas. Limpeza e manutenção também são vantagens para quem mora em prédio, pois embora o valor do condomínio possa ser oneroso, a tarifa já inclui o cuidado com as áreas comuns do prédio.

Porém, nem tudo são flores, já que na maioria dos casos apartamento é sinônimo de um espaço menor dentro do lar. Em função disso, o imóvel demanda um projeto com soluções para organizar a rotina, bem como uma série de adaptações.

Tem quem reclame também da falta de privacidade, tanto com as janelas, como como os ruídos. O respeito às regras é premissa, já que não seguir questões como a lei do silencia após as 22h pode resultar em multas.

Leia mais:

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CASA E DECORAÇÃO :

Ver mais em Casa e Decoração