Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > gastronomia
Whatsapp Whatsapp
GASTRONOMIA

Surpreenda seu amor: confira receita de jantar romântico

Espaguete ao molho de tomates assados, camarão e shimeji pode ser harmonizado com um vinho de acidez elevada

Redação iBahia • 08/06/2018 às 23:01 • Atualizada em 27/08/2022 às 8:09 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Que tal preparar um jantar romântico no Dia dos Namorados? A chef Allana Figueiredo em parceria com a Perini separou uma receita prática para a comemoração a dois sem sair de casa. O espaguete ao molho de tomates assados, camarão e shimeji pode ser harmonizado com um vinho tinto de acidez elevada, como os vinhos da uva Sangiovese. Confira a receita:

Foto: Reprodução Ilustrativa


Ingredientes:
- 200g spaguetti de grano duro
- 500g tomates tipo uva ou cereja
- 1 cabeça de alho
- 300g camarão limpo
- 100g shimeji fresco
- 50 ml vinho branco seco
- 100 ml azeite de oliva a gosto
- Sal a gosto
- Pimenta do reino moída na hora a gosto

Modo de preparo:
• Em uma assadeira, distribua os tomates, tempere-os com sal e pimenta a gosto, e regue com um pouco de azeite de oliva. Corte o topo da cabeça de alho, apenas a ponta superior, e embrulhe-o em papel alumínio, que deve ir ao forno na mesma assadeira dos tomates. Leve a assadeira ao forno aquecido a 180 graus. 30 minutos depois, retire e reserve os tomates, o alho deve voltar ao forno e assar por mais 30 minutos, até que vire uma “pasta” saborosa e caramelizada. Ao ser assado, o alho perderá a acidez e ganhará doçura, assim como os tomates após assados.
• Enquanto isso, aquecer uma panela com água para cozinhar a massa de acordo com o tempo informado na embalagem. A massa após cozinhar deve ficar al dente, tendo alguma resistência ao ser mordida. Sobre a massa, mais duas dicas: a primeira é que devemos adicionar uma colher generosa de sal quando a água estiver quente e nada de óleo; a segunda é que ela não gosta de esperar para ir ao prato, portanto, atenção ao momento em que ela deve ir ao fogo, para receber o molho e ser servida logo após o cozimento. Uma vez cozida, escorra a massa em um pouco de água corrente.

Leia mais:


• Quando o alho sair do forno, retire a sua polpa e coloque em um processador junto com os tomates assados. Processe até que chegue à consistência dês molho. Reserve.
• Tempere os camarões já limpos com sal e pimenta do reino a gosto. Desfie os cogumelos.
• Em uma panela aquecida, coloque um fio generoso de azeite, refogue os Camarões e os cogumelos por três minutos, em seguida, acrescente o vinho branco e deixe o álcool evaporar por mais dois minutos.
• Aí já é hora de acrescentar o molho e envolver os demais ingredientes. Acerte o sal e a pimenta, e cozinhe até que o molho fique bonito e encorpado.
• Para empratar, coloque sobre a massa uma boa quantidade de molho, acrescente folhas de manjericão fresco para decorar e trazer mais aroma. Por fim, se gostar, um bom queijo parmesão ralado na hora.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM GASTRONOMIA :

Ver mais em Gastronomia