Veja lista

Minha mãe é uma novela: relembre as mães mais marcantes da televisão brasileira

Dona Jura, Lurde, Mamuska, Mãe Lucinda e mais; veja lista que o iBahia preparou para homenagear o Dia das Mães

Redação iBahia
04/05/2022 às 20h07

4 min de leitura
Foto: Reprodução | TV Globo

Incansáveis, amorosas, ‘retadas’ e ao mesmo tempo se vestem da maior missão que elas poderiam ter: ser mãe. Nesta semana semana se comemora o Dia das Mães e selecionamos 5 personagens icônicos que com certeza conquistaram para sempre o coração do público. Que tal relembrar as personagens que melhor representam as mães nas telinhas?

Veja a lista abaixo:

1 – Dona Jura (Solange Couto) – ‘O Clone’

A personagem Jura é uma mãe dedicada e uma mulher trabalhadora, que cuida de seu filho Xande. Viúva e dona de um bar muito frequentado pelos moradores, cujo pastel é o mais saboroso e apreciado do bairro, Dona Jura é patroa de Aninha e do bisbilhoteiro Basílio, que vive contando todas as fofocas a ela. Ela também conhece Tião, um aproveitador que ela vive cuidando (o qual certa vez ela colocou para fora). Seu filho se dá muito mal com ele.

Dona Jura é uma das personagens de ‘O Clone’ que mais fazem sucesso até hoje. Interpretada pela atriz Solange Couto, a mulher ficou famosa pelo bordão “Não é brinquedo, não”.

2 – Lurdes (Régina Casé) – ‘Amor de Mãe’

Lurdes é de Malaquitas, cidade fictícia no Rio Grande do Norte. Deu à luz a quatro filhos: Magno, Ryan, Domênico e Érica. Há 26 anos, enquanto Lurdes estava na maternidade em trabalho de parto de Érica, Jandir (Daniel Ribeiro), seu marido e pai das crianças, vendeu Domênico aos dois anos para uma traficante de crianças do Rio de Janeiro. Quando Lurdes descobriu o que aconteceu, saiu da cidade com os três filhos e, no caminho, encontrou uma criança recém-nascida abandonada na estrada. Foi assim que Camila entrou para a família. No Rio de Janeiro, Lurdes criou um lar harmônico apesar de todas as dificuldades pelas quais a família passou. É uma mulher batalhadora que ama os filhos incondicionalmente. Mesmo depois de tantos anos sem notícias, Lurdes não desiste de encontrar Domênico até que no fim da trama consegue encontrar seu filho.

Foto: Reprodução | TV Globo

3 – Edilásia Sardinha (Rosi Campos) – ‘Da Cor do Pecado’

Em ‘Da Cor do Pecado’, Edilásia Sardinha (Rosi Campos) é matriarca de uma família de lutadores: Apolo (Reynaldo Gianecchini), Ulisses (Leonardo Brício), Thor (Cauã Reymond), Dionísio (Pedro Neschling) e Abelardo (Caio Blat). A famosa ‘Mamuska’ é viúva de Napoleão Sardinha (Jamil Hamdan), um grande mestre das artes marciais. Juntamente com os filhos, ela dá continuidade ao trabalho do marido.

Superprotetora, ela cuida da alimentação dos filhos com uma sopa feita com ingredientes inusitados. A iguaria ajuda os meninos a vencer qualquer luta.

4 – Donatella (Claudia Raia) – ‘A Favorita’

Rude, extravagante e louca por dinheiro. Donatela é uma protagonista que foge dos padrões e uma mãe mais que apaixonada pelos filhotes. A trama de Donatela será reapresentada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’ a partir de 16 de maio de 2022, substituindo ‘O Clone’.

Foto: Reprodução | TV Globo

5 – Mãe Lucinda (Vera Holtz) – ‘Avenida Brasil’

É conhecida como a Mãe do Lixão por dar abrigo a meninos abandonados em um depósito de lixo, onde ela vive. Dentre as crianças, ela ajudou a criar Batata (Bernardo Simões) e Rita (Mel Maia). No decorrer da novela, descobre-se que ela é ex-mulher de Nilo (José de Abreu), mãe de Max (Marcello Novaes) e avó de Batata / Jorginho (Bernardo Simões / Cauã Reymond) e Ágata (Ana Karolina). A família foi separada devido às maldades de Santiago (Juca de Oliveira), ex-amante de Lucinda. A Mãe do Lixão incentiva Batata e Rita, agora Jorginho e Nina (Débora Falabella), a ficarem juntos. Lucinda passou anos presa por um crime que não cometeu: o assassinato da mãe de Carminha (Adriana Esteves).

Leia mais sobre Novelas no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.