Dinheiro e Você

Compras de bens e serviços através de consórcios registram aumento no país

Segundo a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcio, houve aumento de 14,4% na adesão aos consórcios entre janeiro e novembro de 2021

Redação iBahia
26/04/2022 às 20h32

5 min de leitura
Foto: Divulgação

Por Carol Amorim – Algo Mais Consultoria e Assessoria

O consórcio tem atraído uma considerável parcela de consumidores nos últimos anos, segundo aponta a Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC). De acordo com a entidade, entre os meses de janeiro e novembro do ano passado, foi registrado um aumento de 14,4% na adesão aos consórcios em comparação ao mesmo período de 2020. Esse serviço é oferecido por administradoras de consórcios, autorizadas e fiscalizadas pelo Banco Central do Brasil, a exemplo da cooperativa de crédito Sicredi.

Com a elevação da taxa básica de juros, a Selic, que atualmente está em 11,75%, os consórcios se tornam atrativos para quem deseja adquirir imóveis, automóveis e outros bens e serviços, já que o parcelamento dessa modalidade de compra oferece isenção de taxas de juros. 

“Com o consórcio, é possível programar o futuro com o plano que melhor se adapta à necessidade. Não existem juros, e sim taxa de administração, que é a remuneração da administradora pelos serviços prestados aos consorciados na formação, organização e administração do grupo de consórcios”, informa Larissa Amaral, assessora de produtos e serviços da Sicredi Expansão.

O consórcio é uma poupança programada, mantida através da união de pessoas que desejam a aquisição do bem ou serviço. Após a contratação da modalidade, o consorciado pode adquirir o bem ou serviço através da contemplação de sorteios ou lances, fixos ou livres, que são oferecidos mensalmente.

“Com o consórcio Sicredi, é possível que o consorciado realize seus projetos de forma cooperativa e segura, fazendo parte de uma cadeia de valor que beneficia o associado, a cooperativa e a comunidade local. Além disso, ele conta com baixas taxas de administração”, ressalta Larissa Amaral.

Na Sicredi há uma variedade de bens móveis (embarcações, caminhões, tratores, utilitários, motocicletas, automóveis, drones, máquinas e equipamentos), bens imóveis e serviços disponíveis em consórcio. Ainda segundo a assessora de produtos e serviços, entre os consórcios mais requisitados pelos associados da cooperativa de crédito estão os de automóveis e imóveis.

A seguir, confira os bens e serviços que podem ser adquiridos através dos consórcios da Sicredi:

– Consórcio de imóveis: com planos de 180 e 200 meses, o consorciado pode adquirir imóveis residenciais novos ou usados; construir, reformar e ampliar o imóvel que já é proprietário; adquirir imóveis na planta; adquirir terrenos e quitar financiamento.

– Consórcio de automóveis: com planos de 60, 75 e 100 meses, o consorciado pode comprar automóveis novos ou seminovos com até 10 anos de fabricação.

– Consórcio de motocicletas: com planos de 60 meses, motocicletas, ciclomotores e motonetas novas e seminovas podem ser adquiridas. As seminovas podem ser obtidas com até cinco anos de fabricação.

– Consórcio sustentável: para quem deseja se tornar gerador de energia solar ou eólica ou para quem deseja fazer outras mudanças sustentáveis, essa modalidade de consórcio está disponível. Com planos de 60 a 120 meses, o consorciado pode ter acesso ao gerador de energia solar ou eólico; equipamentos de tratamento de água e esgoto; aquecedores solares para água; equipamentos de iluminação de LED, entre outros equipamentos ecoeficientes.

– Consórcio de móveis planejados: para quem deseja obter móveis planejados e ou modulados novos, há planos de 48 meses disponíveis.

– Consórcio náutico: para aqueles que desejam investir no lazer ou em outras atividades em rios e mares, há a opção do consórcio náutico, que oferece a compra de jet-skis, embarcações e outros bens náuticos com planos de 60 a 120 meses.

– Consórcio de máquinas e equipamentos: para quem precisa adquirir caminhões, ônibus, carretas, máquinas agrícolas e ou rodoviárias (colheitadeiras, pulverizadores, plantadeiras, tratores, caçambas), sejam novos ou seminovos, podem conquistá-los através dessa modalidade, com planos de 100 a 120 meses.

– Consórcio de caminhões, tratores e utilitários: há ainda essa opção de consórcio para a compra de equipamentos para a área agrícola, como caminhões, tratores, utilitários e máquinas, sejam novos ou seminovos com até 10 anos de fabricação. Os planos oferecidos variam de 100 a 120 meses.

– Consórcio de drones: com planos de até 120 meses, o consorciado pode conquistar drones para uso na agricultura, para mapeamento e topografia, para uso na infraestrutura, em logística, em publicidade e mídias, entretenimento e lazer.

– Consórcio de serviços: nessa modalidade, há uma variedade de serviços que podem ser conquistados, como pacotes de viagens; serviços para organização de festas de casamentos, formaturas, aniversários, entre outras. Além disso, há a possibilidade de contratação de cirurgias estéticas e reparadoras; bem como de cursos técnico, superior, de especialização, MBA, idiomas, informática, entre outros. Também são oferecidos serviços de consultoria, assessoria jurídica, contábil, tributária, treinamentos e projetos para reforma de residência. Essa modalidade está disponível em planos de 36 meses.

Leia mais sobre Dinheiro e Você no ibahia.com e siga o portal no Google Notícias