Economia

Conheça como funciona o crédito em uma Cooperativa de Crédito

Estar à frente do controle das finanças é uma das garantias para uma tranquilidade financeira e possibilidade de realização de metas

Geisa Lima - Algo Mais Consultoria e Assessoria
18/05/2022 às 23h56

3 min de leitura
Foto: Divulgação

Você conhece como funciona o crédito de uma cooperativa de crédito? Para além de adquirir os benefícios de um dinheiro extra naquele momento importante, é fundamental entender também as responsabilidades ao obter um valor a mais no orçamento. Muitas instituições financeiras disponibilizam vários tipos de crédito, de acordo com a finalidade de cada cliente.

O chamado crédito responsável surgiu com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade nas relações de consumo das operações financeiras e se tornou um programa de autorregulação instituído pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Dos serviços de crédito disponíveis, pode-se contar com o cheque especial, que é um limite de crédito de determinado valor disponível na conta corrente do contratante, além do saldo bancário, que, se utilizado, deverá ser devolvido com juros e outros encargos. Há também o crédito especial, que é uma modalidade disponível aos associados que necessitam de recursos para fins diversos.

Já o crédito imobiliário tem por finalidade financiar um valor expressivo e com longo prazo destinado a quem quer adquirir imóveis, sejam novos ou usados. No crédito consignado, o associado tem a modalidade de empréstimo com desconto das parcelas na folha de pagamento e ela pode ser feita pelo empregador no contracheque do associado ou mesmo um repasse à instituição financeira de forma direta, além do crédito de veículos, que d estina-se a um empréstimo para os associados que precisam de recursos para aquisição de automóveis, motos, caminhões etc..

Dentro dos direitos e deveres do associado, usar o crédito de forma consciente é importante, inclusive, antes mesmo de adquirir algum serviço e, sendo necessário, pedindo orientações e esclarecimentos acerca do serviço solicitado. A melhor maneira de fazer isso é ir até uma instituição financeira para entender todos os detalhes das linhas de crédito, suas operações e disponibilidades.

É preciso ficar alerta sobre os cuidados a serem adotados na escolha do tipo e modalidade de crédito que está sendo contratado. É fundamental ter acesso às informações sobre os produtos que irá adquirir e que são oferecidos pela instituição financeira. Em contrapartida, o cliente tem como deveres manter sempre seus dados cadastrais e econômicos atualizados junto à instituição, efetuar o pagamento das prestações da operação de crédito em dia e, em caso de desistência do contrato, restituir o valor total financiado ou concedido que lhe foi entregue, acrescido dos eventuais tributos e juros incidentes até a data da efetiva devolução.

Já as instituições financeiras cooperativas, também conhecidas como cooperativas de crédito, têm um jeito diferente de lidar com a concessão de crédito. Como sua missão é oferecer soluções financeiras para agregar renda e contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos associados e da sociedade, o primeiro cuidado é ajudar a alinhar a necessidade com as melhores opções e condições de financiamento.

Leia mais sobre Dinheiro e Você no iBahia.com e siga o portal no Google Notícias.