Menu Lateral Menu Lateral
iBahia > diversão > bora ali?
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Dia do Cinema Brasileiro

Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?

Salvador já foi utilizada como cenário para grandes obras cinematográficas; veja quais.

Aline Gama • 15/06/2024 às 7:00 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

No dia 19 de junho é comemorado o Dia do Cinema Brasileiro, essa data remonta às primeiras gravações ocorridas em solo nacional registradas em 1898. Para destacar a data, o iBahia visitou três locais que foram cenários de filmes em Salvador e que brilharam nas telonas! Bora Ali?

Além dos locais visitados, há outros filmes que utilizaram Salvador como cenário de longas maravilhosos que valem a pena serem destacados.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia mais:

Veja lista completa de cenários de Salvador nos filmes brasileiros

O Pagador de Promessas (1962)

Nossa primeira parada foi a Igreja do Santíssimo Sacramento, conhecida por ter a histórica escadaria do Passo. Além de ponto turístico, o local é utilizado por shows e, claro, grandes produções cinematográficas.

O Pagador de Promessas, longa de 1962 e dirigido por Anselmo Duarte, conta a história de Zé do Burro, que tenta cumprir uma promessa feita em um terreiro de candomblé, em que tem que carregar uma pesada cruz de madeira por um longo percurso.


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
A esquerda escadaria do Passo em 1962 e a direita em 2024.. Divulgação | Lucas Andrade / iBahia

Foi na escadaria do Passo que aconteceu a cena em que o protagonista conta ao padre da igreja do Sacramento sobre a promessa feita por ele e que dá vida a história do filme.

O filme conquistou a Palma de Ouro, no Festival de Cannes e, até hoje, é a única produção brasileira a receber esse prêmio.

Ó Paí, Ó (2007)

É claro que a gente não poderia deixar de prestigiar outras áreas do Pelourinho, um dos principais pontos turísticos de Salvador. É lá que muitos moradores e turistas desfrutam da baianidade e da mistura de ritmos e culturas.

Nesta temática, foi na ladeira do 'Pelô' que acompanhamos as divertidas cenas interpretadas por Iolanda (Lyu Árisson), Reginaldo (Érico Brás), Boca (Wagner Moura) e Roque (Lázaro Ramos), personagens do filme Ó Paí, Ó.


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
Neusão e Yolanda, personagens de Ó Paí, Ó. Reprodução / Europa Filmes

O filme de Monique Gandenberg conta a história dos moradores da região do Centro Histórico, que precisam lidar com a falta de água no prédio em que vivem, já que a síndica, Dona Joana (Luciana Souza), desligou os registros de água do condomínio.

Trampolim do Forte (2013)

E quem não conhece o Porto da Barra e a famosa balaustrada do bairro?! Essa estrutura está tão presente na identidade do local, que virou cenário do filme 'Trampolim do Forte'.


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
A esquerda Porto da Barra em 2013 e a direita em 2024.. Foto: Reprodução / Uwe Dresch | Lucas Andrade / iBahia

No longa de João Rodrigo Mattos, Felizardo e Déo são dois garotos pobres, moradores de Salvador, que buscam ganhar a vida vendendo picolé nas ruas. O objetivo é ajudar na renda da família. Na prática, os garotos sonham em mudar de vida e acabam recebendo propostas de trabalho ilegal.

O filme de 2013, mostra a importância da infância, já que os protagonistas, por trabalharem muito, não tem tempo para serem crianças e usam a vista maravilhosa do porto e da praia para se divertirem nos intervalos do trabalho.

Quincas Berro D'água (2010)


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
Quincas Berro D'água. Foto: Reprodução / MUBI

O longa dirigido por Sérgio Machado conta a história de Quincas, um funcionário público que decide curtir a vida e acaba morrendo em uma das aventuras vividas por ele e seus companheiros. Mas, seus amigos se recusam a encarar um funeral triste e levam o protagonista para uma última noite de diversão.

Nas aventuras vividas por Quincas Berro d'Água e os melhores amigos, a cidade de Salvador se destacou nas telonas. Bairros como Centro Histórico, Comércio (Ladeira da Montanha) e Centro (Praça Castro Alves) são alguns dos locais onde o rei dos vagabundos viveu suas histórias.

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976)


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
Dona Flor e Seus Dois Maridos. Foto: Reprodução / MUBI

Baseado no livro de Jorge Amado, de mesmo nome, Dona Flor e Seus Dois Maridos conta a história de Dona Flor - professora de culinária em Salvador, casada com o malandro Vandinho, que vive uma vida boêmia e de muita farra. O homem acaba morrendo de forma precoce e logo, Dona Flor, se casa com um farmacêutico recatado.

Com saudades das noites de amor do antigo cônjuge, ela acaba invocando o espírito de Vandinho. E a trama segue entre ela, o farmacêutico e Vadinho. Por 34 anos, o filme teve recorde de público, levando mais de dez milhões de pessoas aos cinemas. No entanto, 'Tropa de Elite 2' ultrapassou o marco no ano de 2010.

Capitães da Areia (2011)


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
Capitães da Areia. Foto: Reprodução / MUBI

Lançado em 2011, o longa 'Capitães da Areia' é um marco às comemorações de 100 anos do Jorge Amado. Além disso, o longa foi dirigido por Cecília Amado, neta de Jorge, é uma adaptação do livro homônimo, que conta a história de Pedro Bala, líder de um bando de assaltos na cidade de Salvador, que sempre é perseguido pela polícia. A rotina do bando muda com a chegada de Dora, por quem Bala logo se apaixona. As ruas do Comércio, Rio Vermelho e Centro Histórico são utilizadas como cenário para ilustrar a vida dos heróis das histórias de Capitães da Areia.

Cidade Baixa (2005)


				
					Conheça 7 filmes que usaram Salvador como cenário. Bora ali?
Cidade Baixa. Foto: Reprodução / MUBI

Com enredo de histórias envolvendo pobreza, drogas, prostituição e violência, o filme 'Cidade Baixa', dirigido por Sérgio Machado, conta a história de Deco (Lázaro Ramos) e Naldinho (Wagner Moura), homens que ganham a vida fazendo fretes e aplicando golpes. Um dia, eles conhecem Karinna (Alice Braga) e os três começam a se relacionar.

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM BORA ALI? :

Ver mais em Bora ali?