iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Especial Publicitário

Bloco da Embasa faz inspeções e instalações nos circuitos do Carnaval

Operação Carnaval da Embasa intensifica vistorias, instalações provisórias e orientações para garantir abastecimento seguro na folia em Salvador

foto autor

Especial Publicitário

10/02/2026 às 10:38 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

Fevereiro marca o período do Carnaval em Salvador, e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) anunciou que intensificou as vistorias nas redes de água e esgoto, além das instalações provisórias nos circuitos da folia. Todos os anos, nesta época, as equipes realizam a Operação Carnaval, com ações preventivas e corretivas para garantir que a infraestrutura da festa esteja totalmente funcional. Camarotes, trios elétricos e pontos de hidratação são alguns dos locais diretamente beneficiados pela ação pré-carnavalesca da empresa.


					Bloco da Embasa faz inspeções e instalações nos circuitos do Carnaval
Bloco da Embasa faz inspeções e instalações nos circuitos do Carnaval. Foto: Mariana Vieira/Divulgação Embasa

Além dos três principais circuitos da cidade - Dodô (Barra/Ondina), Osmar (Campo Grande/Rua Chile) e Batatinha (Rua Chile/Rua da Ajuda/Praça da Sé) -, os técnicos da Embasa também inspecionam e reforçam as redes dos circuitos Sérgio Bezerra (Farol da Barra/Cristo), que recebe o Habeas Copos, Mestre Bimba (Nordeste de Amaralina) e Orlando Tapajós (Clube Espanhol/Barra).

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:


					Bloco da Embasa faz inspeções e instalações nos circuitos do Carnaval
Foto: Nilso Tellys / Gov BA

Além das revisões nas ligações já existentes de água e esgoto, a Embasa realiza cerca de 200 ligações provisórias, destinadas a postos das polícias Civil e Militar, Bombeiros, camarotes e banheiros, entre outras estruturas. "A ação se estende aos bairros onde são montados palcos para a festa e no trecho entre o Curuzu e a avenida San Martin, juntamente com algumas ruas do bairro da Liberdade, onde acontece a saída do bloco Ilê Ayiê", afirma a diretora de Operação de Salvador e RMS, Joana Rolemberg.

Durante os dias de Carnaval, as equipes de plantão se revezam para manter os sistemas em plena operação e agir rapidamente em caso de manutenções emergenciais. "O trabalho da Embasa é constante e exige uma dedicação e um esforço que nem sempre são vistos, mas que são essenciais para que, a cada ano, o mundialmente conhecido Carnaval de Salvador encante mais baianos e turistas e seja a alegria da cidade", reforça o presidente da Embasa, Gildeone Almeida.

Conheça outras ações desenvolvidas pela Embasa na Operação Carnaval:

Inspeções noturnas

Iniciadas em novembro e vai até a véspera da festa, equipes especializadas em geofonamento percorrem mais de 15 quilômetros (Km) de redes, sempre durante a madrugada, para identificar a existência de possíveis vazamentos. Também chamada de pesquisa acústica, esta técnica se baseia na avaliação do som da tubulação, que pode indicar que a água está escapando e reduzindo a pressão na rede distribuidora. As ruas Afonso Celso, Professor Lemos de Brito, Airosa Galvão Almirante Marques de Leão, Miguel Burnier, Carlos Gomes e as avenidas Oceânica e Sete de Setembro fazem parte dessa rota.

Lavagem da rede de esgoto

No mesmo período, de novembro a fevereiro, acontece também a lavagem de mais de 12 Km de redes de esgoto, incluindo aquelas existentes nas ruas da Mouraria, Gamboa de Cima, do Rosário, Augusto Viana, João das Botas, Sabino Silva, as avenidas Oceânica, Milton Santos, Sete de Setembro, Centenário, Leovigildo Filgueiras e o Largo Dois de Julho, entre outros locais.

Coleta de esgoto dos trios elétricos

Outra ação igualmente importante é a instalação de cestos nos poços de visita da rede de esgoto onde são lançados os dejetos dos sanitários dos trios elétricos. Em todos os circuitos com trios há pontos sinalizados para esse descarte, de acordo com as orientações da Vigilância Sanitária.

Vistoria em hidrantes

Os hidrantes dos circuitos e adjacências também são vistoriados nas semanas que antecedem a festa. São aproximadamente 40 deles entre no Centro e Centro Histórico, Barra, Ondina, Graça, Corredor da Vitória e Garcia.

Pontos de coleta de água

Durante o período festivo é intensificada a vistoria/manutenção dos pontos de coleta, visando o monitoramento da qualidade da água fornecida.

Manutenção preventiva e plantão na folia

A Embasa realiza a operação e manutenção constantes dos sistemas de produção de água e de esgotamento sanitário, com melhorias operacionais e manutenções preventivas para garantir a regularidade dos serviços, com equipes de plantão trabalhando 24 horas para monitorar os sistemas de Salvador e região metropolitana, além de equipe específica atuando 24 horas nos circuitos.

Embasa orienta moradores e turistas nos circuitos do Carnaval de Salvador


					Bloco da Embasa faz inspeções e instalações nos circuitos do Carnaval
Foto: Divulgação

A Embasa concluiu, na última semana, a entrega de comunicados a moradores e turistas que alugaram imóveis nos trechos dos circuitos do Carnaval de Salvador. Mais de 300 casas e apartamentos em bairros como Barra, Ondina, Corredor da Vitória, Campo Grande e Centro Histórico foram visitados. Os comunicados trazem orientações práticas para o período da festa, quando o aumento da ocupação e das temperaturas eleva significativamente o consumo de água. “Durante a alta estação, que concentra os maiores picos de consumo do ano, o aumento estimado é da ordem de 30%, cenário que se intensifica durante o Carnaval”, explica Julio Gouvêa, superintendente de Serviços de Água e Esgotamento Sanitário da Embasa na Região Metropolitana.

Com a folia se aproximando, além da operação regular, medidas simples são fundamentais para evitar desperdícios e transtornos. “Eventos como o Carnaval provocam picos de consumo muito acima da média, pressionando a rede de distribuição e reduzindo a pressão da água em alguns momentos do dia. Mesmo com os sistemas operando normalmente, o uso racional da água e a preparação prévia dos imóveis fazem toda a diferença para garantir o abastecimento”, destaca Julio.

Reservação adequada é fundamental

A Embasa orienta que moradores e proprietários façam verificação completa das instalações hidráulicas antes do início da festa. Inspeções para identificar vazamentos internos, torneiras ou descargas com defeito ajudam a evitar perdas significativas de água. Em imóveis com mais de um pavimento, é recomendado dispor de reservatório inferior com bomba, seguindo orientação da Agersa - Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia.

Além disso, a caixa d’água deve garantir autonomia mínima de 24 horas. “Com o aumento do número de ocupantes, é importante observar se a capacidade da caixa d’água é suficiente. Uma referência é considerar uma média de 150 litros de água por dia por pessoa”, reforça Julio.

Orientação a hóspedes e consumo consciente

Em imóveis alugados por temporada, a Embasa recomenda que locatários peçam previamente ao proprietário informações como o número da matrícula da conta de água, facilitando o atendimento em caso de necessidade durante a estadia. Também é indicado orientar hóspedes sobre hábitos de consumo consciente.

Atitudes simples, como reduzir o tempo de banho, evitar o uso de mangueiras para lavar calçadas e áreas externas, utilizar baldes na limpeza e ligar máquinas de lavar apenas com carga completa, ajudam a equilibrar o consumo. "Com planejamento e pequenas mudanças de hábito, é possível curtir o Carnaval com tranquilidade, receber bem moradores e turistas e contribuir para o equilíbrio dos sistemas de abastecimento. O uso consciente da água é um compromisso coletivo", conclui Julio.

Operação reforça serviços na região dos circuitos

A Embasa mantém equipes de plantão 24 horas durante toda a folia. “Reforçamos nossa estrutura operacional e de atendimento ao cliente para garantir o funcionamento dos sistemas e o atendimento rápido a eventuais ocorrências, contribuindo para a segurança, o conforto e o bem-estar dos milhões de foliões que participam da maior festa de rua do país”, destaca Julio.

Dicas para preparar seu imóvel para o Carnaval:

  • Verifique se as instalações hidráulicas estão em boas condições, especialmente caixa d’água, reservatórios inferiores e conjunto motor-bomba;
  • Identifique e corrija vazamentos em torneiras, registros e descargas;
  • Confira se a capacidade da caixa d’água é compatível com o número de ocupantes;
  • Oriente hóspedes e visitantes sobre o uso racional da água;
  • Evite lavar calçadas e áreas externas com mangueira; prefira vassoura ou balde;
  • Utilize máquinas de lavar apenas com carga completa.

Mais dicas e orientações podem ser consultadas nas redes sociais da Embasa e canais de atendimento: 0800 0555 195 e www.embasa.ba.gov.br.

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Tags:

Mais em Carnaval