iBahia Portal de notícias
icone de busca
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Bloco Crocodilo

Carnaval: Comcar e blocos vão recorrer à prioridade de Daniela Mercury

Comcar e blocos questionam decisão judicial que garante prioridade ao Bloco Crocodilo no circuito Barra-Ondina; entenda

Naiana Ribeiro

Naiana Ribeiro

13/02/2026 às 16:30 - há XX semanas
Google News iBahia no Google News

O prefeito Bruno Reis (União Brasil) afirmou nesta sexta-feira (13), durante coletiva realizada antes do segundo dia oficial do Carnaval de Salvador, que o Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar)e alguns blocos irão recorrer da decisão da Justiça que determinou prioridade no horário de desfile para o Bloco Crocodilo, puxado por Daniela Mercury.


					Carnaval: Comcar e blocos vão recorrer à prioridade de Daniela Mercury
Carnaval: Comcar e blocos vão recorrer à prioridade de Daniela Mercury. Foto: Celia Santos / Divulgação

O gestor municipal destacou, em entrevista, que a definição da ordem dos trios é uma demanda do Comcar e que o tema será conduzido pelo próprio órgão. Segundo Bruno, nesse cenário, cabe à Prefeitura apenas aplicar multas ou punições a quem descumprir o horário estabelecido.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Leia também:

"Decisão judicial não se questiona, se cumpre e se recorre. Porém, é importante frisar que quem define essa ordem de apresentação não é a Prefeitura. Existe o Conselho do Carnaval, que é um órgão que tem autonomia própria", iniciou. "Leva-se em consideração uma série de critérios e de fatores, inclusive a história de cada bloco. E, a partir daí, se define a ordem da fila. O que eu tenho conhecimento é que o Comcar vai recorrer e que outros artistas recorrerão", disse.

Daniela Mercury vence na Justiça após polêmica com ordem do trio


					Carnaval: Comcar e blocos vão recorrer à prioridade de Daniela Mercury
Carnaval: Comcar e blocos vão recorrer à prioridade de Daniela Mercury. Foto: Reprodução/Instagram (celiasantosfotos)

A cantora Daniela Mercury conquistou uma decisão favorável na Justiça da Bahia após polêmica envolvendo a ordem dos trios no Carnaval de Salvador. A determinação judicial estabelece que o Bloco Crocodilo volte a abrir os desfiles no circuito Barra-Ondina (Dodô).

Com isso, o bloco será o primeiro a desfilar no domingo (15), a partir das 15h30, retomando sua posição histórica no circuito. A decisão favorável acontece após a veterana enfrentar uma polêmica com Tony Salles em 2025. A Rainha do Axé viveu uma situação delicada com o cantor, quando ele se aproximou demais do trio da cantora, gerando interferência na acústica da apresentação dela e um bate-boca entre os dois durante e depois das apresentações.

Segundo a assessoria da artista, o horário foi definido após o reconhecimento, por parte do Judiciário, de que o Bloco Crocodilo, ao lado de Daniela Mercury, foi pioneiro no trajeto, inaugurado em 1996. A decisão tem como base o critério de antiguidade previsto no regulamento oficial do Carnaval, que estabelece a ordem de desfile das agremiações.

Nos últimos anos, o bloco vinha sendo deslocado para horários mais tardios, ficando atrás de blocos mais recentes - situação que motivou a ação judicial. O magistrado responsável pelo caso também destacou o princípio da segurança jurídica, ressaltando que o Crocodilo desfila de forma ininterrupta no circuito desde sua criação.

Com a decisão, o Conselho Municipal do Carnaval (COMCAR) e a Empresa Salvador Turismo (Saltur) ficam obrigados a restabelecer imediatamente a ordem histórica de desfile, garantindo ao bloco a primeira posição nos dias programados. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 100 mil.

Em comunicado aos associados, a organização orientou que os foliões cheguem cedo para acompanhar o desfile desde o início do percurso. Na segunda-feira de Carnaval, o Bloco Crocodilo sairá no formato pipoca, em celebração aos 30 anos do Circuito Barra-Ondina e da trajetória do bloco como pioneiro no local. A entidade também convidou o público a utilizar abadás antigos durante a festa, reforçando o clima de memória e tradição.

Além do bloco, Daniela sai com um trio sem cordas na segunda-feira (16), no mesmo horário.

Daniela Mercury sobre ordem no Carnaval de Salvador: ‘Não me empurre’

A cantora Daniela Mercury fez um apelo para os colegas de profissão na dinâmica de desfiles de trios elétricos do Carnaval 2026. Logo antes de puxar um trio no Furdunço do último sábado (7), a artista pediu para não ser "empurrada" durante suas apresentações.

Em 2025, a Rainha do Axé viveu uma situação delicada com Tony Salles, quando o pagodeiro se aproximou demais do trio da cantora, gerando interferência na acústica da apresentação dela e um bate-boca entre os dois durante e depois das apresentações.

"O lógico do Carnaval é que a gente mantenha distância, porque os trios elétricos são muito potentes. Se vocês ficarem aqui em cima mais tempo, vocês ficam confusos com o som de dentro e de fora. Então, é preciso dar um espaço. Quando alguém encosta muito, fica muito desagradável, então se a pessoa tá com pressa, pede licença ou então pede um lugar antes ou não sai (risos), porque não tem jeito. Tem que respeitar a ordem", comentou Daniela em entrevista coletiva.

A cantora garantiu que não pretende ter nenhum tipo de problema com essas situações durante os desfiles deste ano. "Eu já fiz 11 horas de percurso. Tenho muitos anos de Carnaval e nunca empurrei ninguém, então não me empurre não. Só isso. Não me empurre e não empurre ninguém, porque não é legal fazer isso. Mas a gente tá com astral ótimo, tá tudo certo. Eu não sou de briga, apesar de eu parecer. Eu sou da paz", afirmou.

Relembre a briga entre Daniela e Tony Salles

Daniela Mercury se revoltou com Tony Salles durante apresentação no Carnaval de Salvador. Os dois se apresentavam no Circuito Dodô (Barra-Ondina) quando os trios se aproximaram muito e artista se chateou.

Ela estava quase encerrando a apresentação quando ficou chateada com a aproximação do trio de Tony Salles e parou de cantar. A artista começou a reclamar ao que se referiu como "falta de respeito".

Em cima do trio ela mandou recado. "Muito feio encostar na gente assim, viu? Carnaval não pode ser assim não, viu Tony? Respeite que não sou moleca, rapaz. Ficou feio, viu bicho", reclamou Daniela.

Tony Salles reagiu mostrou não ter gostado do pronunciamento da colega de circuito. Sem citar nomes, o artista reclamou de atrasos e afirmou que tinha horário a cumprir e ainda iria fazer dois shows de Carnaval.

"A gente está um pouco corrido hoje. Eu peço mil desculpas a vocês, porque atrasou muito a saída lá e vocês precisam de uma explicação. O percurso é para ser feito dentro de um tempo e as pessoas, às vezes, acabam segurando o percurso e atrasa", disse ao público.

Assista abaixo à transmissão ao vivo do Carnaval de Salvador nesta sexta-feira (13):

Participe do canal
no Whatsapp e receba notícias em primeira mão!

Acesse a comunidade
Acesse nossa comunidade do whatsapp, clique abaixo!

Encontre-me no:

Instagram

Tags:

Mais em Carnaval