Menu Lateral Buscar no iBahia Menu Lateral
iBahia > diversão > carnaval
Whatsapp Whatsapp
Expresso 2222

Preta Gil fala sobre Ilê Aiyê na Avenida: 'Patrimônio histórico'

Ao lado de Fafá Giordano e Flora Gil, Preta ainda falou sobre a diversidade musical que o Carnaval possui

Mayra Lopes • 12/02/2024 às 2:20 - há XX semanas

Google News siga o iBahia no Google News!

Preta Gil está curtindo a folia baiana no camarote da família: o Expresso 2222. Ao lado de Fafá Giordano e Flora Gil, a cantora falou sobre a diversidade musical que o Carnaval de Salvador possui, do sucesso do espaço e da importância do incentivo ao bloco Ilê Aiyê, que completou 50 anos.


				
					Preta Gil fala sobre Ilê Aiyê na Avenida: 'Patrimônio histórico'
Fafá Giordano , Preta Gil e Flora Gil. Foto: Lucas Sales / iBahia

"Incentivo. Não deixar que o Ilê passe pelo que ele passou na pandemia. Ele quase teve que fechar as portas. Nós, artistas, fizemos um mutirão e a gente conseguiu fazer com que as portas não se fossem fechadas. Mas isso não deveria nem sequer pensar em acontecer. O Ilê é um patrimônio histórico, não só da Bahia, de Salvador, mas da cultura afrodiaspórica e ela tem que ser incentivada pelo governo, por instituições privadas, para que ele não precise bater na porta de ninguém para pedir ajuda. Isso é fundamental", disse a cantora.

Leia mais:

Em entrevista ao iBahia, Preta ainda disse que curtir em Salvador está sendo 'maravilhoso' e ela teve a validação de Fafá. "O carnaval está ótimo, está dando tudo certo, o camarote é um sucesso", disse a cunhada de Gil sendo interrompida por Flora que brincou ao lado da irmã e de Preta.

"Eu como convidada, estou muito feliz. Tô ótima, nem crachá eu tenho, nem crachá. Eu fico pedindo para entrar", brincou a esposa de Gilberto Gil.


				
					Preta Gil fala sobre Ilê Aiyê na Avenida: 'Patrimônio histórico'
Fafá Giordano , Preta Gil e Flora Gil. Foto: Lucas Sales / iBahia

Tradicionalmente, Flora Gil assumia a organização do camarote exclusivo para convidados. Muitas celebridades e famosos visitam o local e curtem os shows internos e a folia momesca. Sobre o line up deste ano, Preta disse que dar visibilidade aos artistas mais novos está no DNA da família.

"Quem é responsável pelo line-up do Expresso é a Andréa Franco. É o DNA da gente sempre trazer novos artistas. Na varanda elétrica, quando a gente tinha varanda e não é diferente no palco que a gente tem aqui. Então, todos os dias a gente vai ver um artista novo da cidade que precisa de visibilidade ou que já está estourado, mas que é bom trazer. Acho que isso é a marca do Expresso, sempre dá espaço para novos artistas se apresentarem."

Sobre a curtição no espaço, Preta fez questão de enfatizar que o Carnaval é uma festa que é fundamental pra ela.

"O Carnaval é uma festa vital para minha felicidade desde criança. Eu já tô 50 anos, que eu lembro são 45 carnavais. E é onde eu me renovo, me reabasteço com essa diversidade, com essa cultura plural. A gente tá aqui falando e está João Gomes passando com o Tarcísio do Acordeon, que são nordestinos...Salvador sempre abraçou vários ritmos. Então, é um desfile de pluralidade, de diversidade, de cultura e de música muito importante. Isso me revitaliza, me enche de energia para eu começar meu ano."

Venha para a comunidade IBahia
Venha para a comunidade IBahia

TAGS:

RELACIONADAS:

MAIS EM CARNAVAL :

Ver mais em Carnaval